Tendência

Caravana Giro do Leite participa da Expo Rio Preto SICREDI

Com Laboratório Móvel, o projeto do Instituto de Zootecnia de São Paulo estará presente na maior feira pecuária do estado de São Paulo para mapear a qualidade do leite brasileiro e difundir novas tecnologias para produtores rurais


Em suas visitas pelos eventos, produtores rurais podem conversar com pesquisadores do Instituto de Zootecnia e saber mais tecnologias que os ajudem em melhorar a qualidade do leite brasileiro (Crédito: Giro do Leite/Divulgação)

Nova Odessa, setembro de 2024 – A Caravana Giro do Leite, projeto itinerante do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo, com o Laboratório Móvel de Qualidade do Leite, estará presente na 61Expo Rio Preto SICREDI, que acontecerá a entre os dias 18 a 21 de setembro, a partir das 10h, no Recinto de Exposições Alberto Bertelli Lucatto, no Distrito Industrial de São José do Rio Preto/SP.

O evento terá programação diversificada, com diferentes frentes de conteúdos e abordará aspectos importantes para o agronegócio, como iniciativas de inovação, palestras e discussões técnicas relacionadas aos interesses de todas as cadeias produtivas no campo, além de levar conhecimento técnico-acadêmico e entretenimento para a população da região.

Giro do Leite na Expo Rio Preto
Com a coordenação de Luiz Carlos Roma Jr. e Lívia Castelani, pesquisadores do Instituto de Zootecnia do Estado de São Paulo, a Caravana Giro do Leite participará da Expo Rio Preto SICREDI com o objetivo de difundir tecnologias que promovem melhorias na produção nacional de leite e realizar a troca de experiências entre acadêmicos e produtores do Brasil.

O trailer tem capacidade de receber e armazenar amostras para serem enviadas ao laboratório físico para a realização de análises mais complexas, como contagem bacteriana, identificação de patógenos da mastite, nitrogênio ureico, antibiograma, genotipagem para A2A2, entre outras. 

“O leite, assim como seus derivados, é um dos principais alimentos consumidos pela população mundial. Segundo estimativas, os brasileiros consomem anualmente, em média, 165 litros por habitante. E o país é um dos maiores produtores de leite no mundo, com mais de 35 milhões de litros produzidos anualmente. Por isso, idealizamos a Caravana Giro do Leite para mapearmos a produção nacional, identificar possíveis pontos de melhoria e difundir conhecimentos acadêmicos e técnicos que promoverão inúmeras melhorias para toda a cadeia, visando manter o destaque brasileiro neste mercado”, explica Lívia Castelani, especialista na área de mastite e tratamentos alternativos, pelo Instituto de Zootecnia-SP.

Os visitantes que passarão pelo Laboratório da Caravana Giro do Leite poderão conhecer as diversas iniciativas acadêmicas e de pesquisas do projeto do Instituto de Zootecnia, como manejo e higiene de ordenha, análise e qualidade de leite, bem estar e produção de leite, manejo nutricional, controle de mastite, dicas importantes para o produtor do leite, gestão da propriedade leiteira, manejo de bezerras e novilhas, melhoramento genético, produção orgânica, análise de leite como ferramenta para o produtor; entre outros.

“Monitorar o leite é como uma “colheita de informação”, pois permite ao produtor saber onde focar esforços para garantir a sustentabilidade e a qualidade da produção. Temos nos empenhado bastante para proporcionar conhecimento e treinamentos para mostrar que a análise do leite é uma ferramenta eficiente para o produtor saber como e onde precisa melhorar. A Caravana Giro do Leite vem de encontro a essa nossa missão, pois possibilita um monitoramento mais preciso de diversos aspectos fundamentais para o bom desempenho da atividade e essa evolução é o que impulsiona a pesquisa para ajudar, acelerar e resolver os desafios de cada setor”, afirma Luiz Carlos Roma Jr., Diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Bovinos Leiteiros do Instituto de Zootecnia do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2024, com o apoio da Boehringer Ingelheim e Plantar, a Caravana Giro do Leite levou o Laboratório Móvel para diversos eventos nos estados de São Paulo e Minas Gerais, como Agrishow (Ribeirão Preto/SP), Coplacampo (Piracicaba/SP), Festa do Leite (Batatais/SP), ExpoFru (Frutal/MG), entre outros, para analisar a qualidade do leite produzido no Brasil, transmitir mais conhecimento aos produtores leiteiros do país e difundir as novidades para melhorar o produto mais consumido no mundo.

Para obter mais informações e orientações sobre como visitar a 61a Expo Rio Preto SICREDI, acesse o site: www.exporiopreto.com.br

Botão Voltar ao topo