Médico veterinário goiano recebe honraria do CFMV
O médico veterinário Thiago Souza Azevedo Bastos, natural da cidade de Goiás, foi distinguido pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) com o Premio Paulo Dacorso Filho, constituído por uma medalha de ouro, pelos seus relevantes serviços ao desenvolvimento agropecuário do Brasil. Apenas dois outros goianos haviam recebido essa premiação: Edson Pereira, em 1995, e Ekaterina Akmovna Botovchenco Riveira, em 2023.
Thiago em sua vida profissional sobressai no controle e tratamento da tripanossomose bovina. Trata-se de uma doença infecciosa que afeta bovinos e é causada pelo protozoário Trypanosoma vivax. A doença pode causar vários problemas, como: Anemia, Perda de peso, queda na produção de leite, abortos, problemas reprodutivos, alterações neurológicas e mortes. Num Estado pecuarista por excelência, o trabalho no segmento é da maior importância.
A sua trajetória pelas quatro grandes áreas da medicina veterinária começou desde sua graduação em 2010, quando pode colaborar tecnicamente com a Tecnologia e Inspeção de produtos de origem animal no CPA/UFG. Atuou no setor de Medicina Veterinária Preventiva da EVZ/UFG e foi aprovado em primeiro lugar para o Centro de Controle de Zoonoses de Rio Verde. Deu sua contribuição também na área de produção e reprodução animal pelo Senar. É docente na Uni Evangélica.
A partir deste seu projeto iniciado em 2015 para controle e prevenção da tripanossomose bovina, doença emergente em Goiás, o grupo continua produzindo muitas respostas para os problemas levantados no campo. Este grupo também tem ampliado sua rede de parceria, com destaque à parceria mantida com a Embrapa Gado de Corte, com o pesquisador Paulo Henrique Duarte Cansado, com a UNESP e Laboratório Veterinário Imunodot de Jaboticabal-SP bem como parceria com a Universidade Lusófona de Lisboa.