Embrapa Cerrados marca presença na III Feira do Produtor Rural da UnB
Foto: Fabio Faleiro
Estande da Embrapa Cerrados na feira
Com estande e participação em Dia de Campo sobre tecnologias de produção da mandioca no Distrito Federal, a Embrapa Cerrados é destaque na III Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília (UnB). Realizado até este sábado (28) na Fazenda Água Limpa, no Park Way (DF), com entrada gratuita, o evento busca estreitar os laços entre a comunidade acadêmica, profissionais do setor agropecuário e a sociedade em geral e divulgar práticas e tecnologias e promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Distrito Federal e na RIDE-DF.
A feira é organizada pelo Grupo de Estudos em Pecuária (GEPEC), pelo Grupo de Estudo em Horticultura (GEHORTI) e pelo Laboratório de Máquinas e Mecanização Agrícola (LAMAGRI) da UnB, com o apoio do Centro Integrado de Ensino e Pesquisa Uniser (CIU/UnB), da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal (Seagri-DF) e de outros órgãos públicos e privados. A programação da feira conta com minicursos, palestras, mesas-redondas, atividades culturais e visitas guiadas à Fazenda Água Limpa, pertencente à UnB.
No estande, a Embrapa Cerrados está disponibilizando informações sobre diversas tecnologias, como Boi Safrinha, o Sistema Fruticultura Integrada com Lavouras e Hortaliças (Sistema Filho), plantio do baruzeiro no Cerrado, sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, café conilon e a genética das raças Gir Leiteiro (BRGY), Sindi Leiteiro (BRGF) e Guzerá Leiteiro (BRGK) do Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas (CTZL); bem como cultivares de maracujás, de mandioca, de pequi com e sem espinho, de pitayas, de soja BRS 7881IPRO e do capim-elefante BRS Capiaçu, de trigo tropical BRS 264 e BRS 404 e variedades de milho para agricultura familiar e sistemas agroecológicos.
A Unidade mostra, ainda, conteúdos sobre as capacitações on-line gratuitas na plataforma e-Campo da Embrapa, publicações gratuitas, aplicativos como o Zarc Plantio Certo, o Guia de Identificação e Controle de Pragas do Maracujazeiro AgroPragas Maracujá e o Pasto Certo, que traz o catálogo das cultivares forrageiras tropicais da Embrapa e de domínio público, além de conteúdos para crianças (página Espaço da Criança) e direcionados a produtores.
Também são apresentados os programas de agroinovação conduzidos pela Embrapa Cerrados e parceiros, como LabCerrado, Frente, BiofarmLab dos Cerrados (hub de inovação em insumos biológicos para a pecuária de leite e de corte no Bioma Cerrado) e Agrointegra (Programa de Inovação para o Desenvolvimento do Polo do DF e Entorno da Rota do Leite e Respectiva Integração Lavoura, Pecuária, Floresta, Fruticultura e Floresta – ILPFF).
Na manhã de quinta-feira (27), o centro de pesquisa participou do “1º Dia de Campo: Tecnologias da produção sustentável de mandioca no Distrito Federal”, organizado pelo Grupo de Estudo em Energéticas e Fibrosas (GEENFI) e pelo GEHORTI da UnB. Os pesquisadores Eduardo Alano, Josefino Fialho, Jorge Antonini e Francisco Duarte apresentaram, respectivamente, cultivares desenvolvidas para o Cerrado, a tecnologia da cobertura plástica (mulching) e irrigação no cultivo da mandioca de mesa e o uso da planta na alimentação animal. Também foram palestrantes os professores Filipe Bittencourt, Marcelo Fagioli e Nicolau da Cunha, da UnB, e o extensionista da Emater-DF Hélcio Santos.
A Fazenda Água Limpa, local de realização da III Feira do Produtor Rural da Universidade de Brasília, fica no Núcleo Rural Vargem Bonita, Quadra 17, Setor de Mansões Park Way – Brasília. A feira é realizada de 8h30 às 19h. Visite o perfil @feiradoprodutor_unb no Instagram.
Texto original e atualizações: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/93595141/embrapa-cerrados-marca-presenca-na-iii-feira-do-produtor-rural-da-unb