Jataí Agroindústria de Biocombustíveis inicia operações após quase uma década
Funcionamento e repercussões na economia serão detalhados durante café da manhã com a imprensa, nesta terça-feira, 1º de outubro
A cidade de Jataí-GO celebra uma importante conquista com o início das operações da Jataí Agroindústria de Biocombustíveis Ltda., um projeto que estava parado há quase 10 anos. As atividades da nova indústria já geram 500 empregos diretos e indiretos, com previsão de movimentar R$ 28 milhões mensais. Com capacidade para processar 500 toneladas de milho por dia, a planta tem capacidade de produzir 210 mil litros de etanol, 125 toneladas de DDG (subproduto para ração animal), 7.500 kg de óleo de milho e 50 mil litros de xarope de vinhaça diariamente.
A presença dessa indústria é estratégica para a economia local, especialmente por agregar valor à produção de milho. Jataí é uma das cidades com maior produção de milho do estado de Goiás e do Brasil. O processamento desse grão pela Jataí Agroindústria de Biocombustíveis, além de gerar empregos diretos, aumenta a arrecadação de impostos, permitindo mais investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Isso mostra como a transformação do milho em produtos de maior valor agregado, como etanol e ração animal, pode impulsionar o desenvolvimento econômico e social da cidade e região.
Engenheiro responsável pelo projeto, Vital Nogueira que uma vantagem dessa planta industrial é a capacidade para esmagar milho e sorgo. “Goiás planta muito sorgo granífero, que é utilizado para alimentação animal. Então você pode moer ambas as culturas, fazendo com que os dois produtos gerem uma ração aí de alto valor proteico também”, explica.
Outra vantagem é a capacidade para aumentar a produção. Ainda de acordo com Vital Giacomini, a previsão é dobrar a capacidade produtiva, o que dá a oportunidade para os produtores de Jataí venderem seu milho para que seja industrializado na própria cidade. Os benefícios se estendem ainda para a pecuária local com fornecimento da ração de alto valor proteico, o DDG. “É uma planta que só vem somar dentro do município, vai fazer com que o produto plantado e colhido em Jatai seja industrializado aqui na cidade”, comemora
Sustentabilidade
A operação da nova indústria também vai atingir pelo menos três cadeias produtivas renováveis: a biomassa, oriunda do eucalipto; a indústria do etanol e a indústria de rações agropecuárias. Para gerar o menor impacto ambiental, a planta industrial foi desenvolvida sob critérios ambientalmente corretos, sem a geração de nenhum resíduo, tampouco efluente, com processos de transformação e aproveitamento de 100% da matéria-prima. Ou seja, tudo que se transforma na indústria se utiliza dentro do processo, gerando etanol, ração animal, óleo e xarope da vinhaça de milho, utilizados na indústria de ração animal.
Uma década de perseverança
Propriedade do empresário Walter Giacomini, a indústria enfrentou por dez anos obstáculos burocráticos e falta de apoio político para obter as certificações necessárias para o funcionamento. A reviravolta aconteceu em agosto de 2024, quando o vice-prefeito de Jataí, Geneilton Assis, juntamente com o senador Wilder Morais, assumiu a frente das negociações em Brasília. Após várias negociações, o documento final foi liberado no dia 27 de setembro de 2024, viabilizando o início das atividades da indústria.
“Este é um exemplo de como empresários corajosos e uma política voltada ao desenvolvimento econômico podem transformar uma região”, afirmou Geneilton Assis. “A arrecadação gerada por essa indústria será revertida em benefícios diretos para a população, como investimentos na saúde, educação e infraestrutura”, completou.
O sucesso da empreitada é um marco para Jataí, que agora se posiciona como um polo importante para a produção de biocombustíveis no estado de Goiás, mostrando que, com foco e parceria entre setor privado e público, é possível promover o desenvolvimento sustentável e a geração de empregos.
Evento: Café da manhã com a imprensa
Data: 1º de outubro de 2024
Local: Jataí Agroindústria de Biocombustíveis Ltda. – Distrito Agroindustrial de Jataí-GO
Horário: 8h30