Sindicato lança Plano de Auxílio Mútuo com foco em segurança e prevenção de riscos no agronegócio
Programa pioneiro reúne setor privado e Corpo de Bombeiros para fortalecer a prevenção de emergências e envolver a comunidade na segurança e bem-estar do campo.
Novembro 2024 – A Comissão de Segurança e Saúde do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) acaba de lançar o Plano de Auxílio Mútuo (PAM), uma iniciativa inédita de cooperação interinstitucional para responder a emergências no setor.
Voltado para o fortalecimento da segurança e prevenção de riscos nas operações de alto impacto da cadeia produtiva do tabaco, o PAM é uma parceria entre o SindiTabaco, empresas associadas e o 6° Batalhão de Bombeiros Militares (BBM). O plano visa compartilhar boas práticas, recursos materiais e engajar a comunidade em ações de conscientização e segurança.
Cristian Maciel dos Santos, coordenador da comissão no SindiTabaco, explica que o PAM resulta de anos de amadurecimento das práticas de segurança entre as empresas do setor: “Já tivemos experiências similares, mas o PAM representa uma evolução no trabalho conjunto com o Corpo de Bombeiros e outros parceiros para estabelecer um regime interno robusto de resposta a emergências.” Santos destaca que o projeto conta com a contribuição de áreas técnicas, jurídicas e operacionais das associadas, incluindo a assessoria jurídica do SindiTabaco.
Além da segurança nas operações industriais, o PAM possui uma forte vertente educacional, com atividades realizadas junto ao Instituto Crescer Legal para qualificar educadores e jovens aprendizes em prevenção de incêndios e primeiros socorros. “Esses conhecimentos irão beneficiar o ambiente de trabalho e as comunidades rurais que fazem parte da cadeia produtiva do tabaco,” comenta Santos. A parceria com o Instituto permite que as ações de segurança alcancem famílias e jovens no campo, ampliando a rede de apoio em caso de necessidade.
O PAM também já conduziu treinamentos em conjunto com a Bequisa, fornecedora de produtos químicos, para aprimorar o manuseio seguro e a prevenção de incêndios em operações de fumigação. Essas atividades demonstram o comprometimento do SindiTabaco com a saúde e segurança, um tema central para o setor agroindustrial.
Inovação e Impacto Social no Setor Agroindustrial
O PAM representa um modelo de cooperação que pode servir de referência para outros setores industriais e regiões, ao combinar prevenção, segurança e desenvolvimento comunitário. Com foco na segurança do trabalho e no engajamento da comunidade, a iniciativa está alinhada com os valores de responsabilidade social corporativa e segurança pública.
Acesse o regimento interno do PAM e conheça mais detalhes
Sobre o SindiTabaco
Fundado em 24 de junho de 1947, o Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) tem sede em Santa Cruz do Sul (RS), no Vale do Rio Pardo, maior polo de produção e beneficiamento de tabaco do mundo. Inicialmente como Sindicato da Indústria do Fumo, a entidade ampliou sua atuação ao longo dos anos e, desde 2010, passou a abranger todo o território nacional, exceto Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo. Com 14 empresas associadas, as ações da entidade se concentram especialmente na Região Sul do País, onde mais de 98% do tabaco brasileiro é produzido, com o envolvimento de 626 mil pessoas no meio rural, em 509 municípios. Saiba mais em www.sinditabaco.com.br