Tendência

Como deve ser a produção de leite na União Europeia em 2025?

Entenda quais são as expectativas para a produção de leite da União Europeia em 2025!

Fonte: MilkPoint


De acordo com um relatório recente do USDA GAIN, a produção de leite na União Europeia em 2025 deve diminuir devido à redução no número de vacas, margens apertadas para os produtores de leiteregulamentações ambientais e surtos de doenças. A menor produção de leite deverá ser parcialmente compensada por uma queda esperada no consumo de leite fluido e, como resultado, o uso industrial também deverá diminuir ligeiramente.

A redução na produção de leite exigirá que os processadores de laticínios tomem decisões cuidadosas sobre como usar o leite disponível. No entanto, prevê-se que a produção de queijo continue sendo o principal objetivo da indústria de processamento de laticínios da UE, apoiada por um sólido consumo doméstico e uma demanda contínua de exportação. O aumento esperado na produção de queijo em 2025 deverá ocorrer às custas da produção de manteiga, leite em pó desnatado e leite em pó integral.

Queda na produção de leite

Em 2025, todas as entregas de leite na União Europeia estão previstas para totalizar 149,4 milhões de toneladas, 0,2% abaixo da estimativa revisada de 2024, com um declínio marginal na produção de leite de vaca. Margens baixas para os produtores, combinadas com restrições ambientais e surtos de doenças entre os principais produtores, continuam levando alguns pequenos produtores a abandonar a produção. Essa tendência deverá resultar em uma redução no número de vacas em 2025, que não será totalmente compensada pelo aumento da produtividade, levando a entregas ligeiramente menores de leite de vaca em 2025, totalizando 145,3 milhões de toneladas.

Em 2024, estima-se que as entregas de leite de vaca cheguem a 145,6 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 0,3% em relação a 2023. Por outro lado, o consumo doméstico de leite fluido deverá continuar diminuindo, atingindo 23,5 milhões de toneladas em 2025, uma queda de 0,3%. Com a produção de leite menor em 2025, o consumo industrial também deverá diminuir em 0,2%. Isso exigirá que os processadores de laticínios decidam como utilizar o leite disponível.

Produção de queijo deve aumentar

Apesar da menor disponibilidade de leite, a produção de queijo nos 27 países da União Europeia (UE27) está prevista para atingir 10,8 milhões de toneladas em 2025, um aumento de 0,6% em relação a 2024. A produção de queijo continuará sendo o principal objetivo da indústria de processamento de laticínios da UE, apoiada por um consumo interno sólido e pela demanda contínua de exportação. O aumento do consumo interno é impulsionado pelo crescimento das rendas e pela recuperação econômica, juntamente com a retomada do setor de hospitalidade e do turismo, enquanto as exportações se beneficiam da crescente demanda por queijos especiais.

Botão Voltar ao topo