Saindo do Forno
26/12/2024/Quinta-Feira
Agro Amazônia lança linha própria de sementes de algodão
A Agro Amazônia, subsidiária da Sumitomo Corporation, acaba de lançar a Dagma Algodão, sua marca própria de sementes. O lançamento faz parte da sua plataforma, que já conta com sementes de soja em seu portfólio. A principal inovação é seu alto rendimento de fibra – proporção de pluma sem semente extraída do algodão bruto -, de 47.5%, enquanto a média do mercado fica entre 38% e 42%, segundo a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão. A meta é comercializar sete mil sacas de sementes de algodão até o final do ano.
Soja avança nas principais regiões, mas pragas preocupam produtores
Com índice de chuvas adequado e boas condições para o desenvolvimento das lavouras nas principais regiões produtoras, a safra de soja 2024/2025 caminha para um cenário otimista. Projeções da Agroconsult estimam produção acima de 172,2 milhões de toneladas no Brasil, o que corresponde a 16,7 milhões acima da temporada 2023/2024. Porém, mesmo com as boas projeções, agricultores devem manter a atenção no controle de doenças e pragas, que podem reduzir a produtividade se não for realizado um manejo adequado.
Produtividade da cana em novembro tem queda de 19%, diz CTC
A produtividade agrícola da cana-de-açúcar em novembro no Centro-Sul foi 19% inferior em média à observada no mesmo mês da safra passando, caindo de 78,3 toneladas por hectare para 63,4 toneladas. O dado é do CTC. No acumulado até novembro, a produtividade caiu de 88,1 toneladas por hectare, na safra passada, para 78,6 toneladas por hectare, 10,8% inferior. A qualidade da matéria-prima, de 123,3 kg/tc, foi inferior à observada na safra passada 128,6 kg/tc, como consequência da retomada de chuvas. No acumulado desta safra, o ATR apresenta um valor de 137,3 kg de ATR/t de cana, enquanto na safra passada foi de 136,0 kg/tc.
Flamboyant Agropecuária melhora mais potencial genético do seu rebanho
Com uma tradição de quase um século na seleção e melhoramento genético da raça Nelore Mocho, a Flamboyant Agropecuária, realizou um investimento estratégico superior a um milhão de reais na aquisição de duas prenhezes de alta qualidade genética: Kalila FIV de LA Francisca e Bonanza FIV da Zoller. Ambas são exemplares premiados e reconhecidos em eventos. Kalila, por exemplo, é a única tetra Grande Campeã Nacional da Raça e foi destaque na Expo Cruz, uma das exposições mais importantes da Bolívia. Já Bonanza conquistou dentre outras premiações, o título de Grande Campeã na Expoinel Nacional 2024 e na Expo Rio Verde 2024.
IA avança no agro e ganha cada vez mais espaço no setor
Nos últimos 40 anos, o Brasil saiu da condição de importador para se tornar um grande provedor de alimentos para o mundo. Ao longo dessas quatro décadas, ocorreram diversas revoluções. Passamos pelo processo de mecanização, a ascensão da soja, cresceu o protagonismo do Cerrado e, mais recentemente, o avanço tecnológico com a agricultura 4.0. Agora estamos diante de mais um importante momento que a adoção da Inteligência Artificial na gestão. Essa ferramenta poderosa colabora com o aumento da produtividade, reduz o desperdício e torna as práticas agrícolas mais sustentáveis.
Sancionada lei que regulamenta a produção de bioinsumos para uso próprio
A Lei nº 15.070, de 23 de dezembro de 2024, que regulamenta a produção de bioinsumos para uso próprio no Brasil, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira. A lei restabelece a segurança jurídica necessária para que os agricultores possam produzir bioinsumos de forma segura e regulamentada. O projeto, de autoria do deputado Zé Vitor (PL-MG), foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados em 27 e, poucos dias depois, no Senado Federal, com relatoria do senador Jaques Wagner (PT-BA). A sanção presidencial, concluída nesta semana, representa um marco para o setor.