Saindo do Forno
16/01/2025/Quinta
Entidades contestam números da Conab sobre a safra de arroz
A Federarroz e a Farsul emitiram nota conjunta contestando os números da safra de arroz divulgados pela Conab. No comunicado, as entidades externaram preocupação com a “nova rodada de desinformação quanto aos dados de área, produtividade e produção de arroz” que estão sendo divulgados pela autarquia. As entidades lembram que no ano passado o governo brasileiro estava disposto a “desperdiçar R$ 7,2 bilhões para compra de arroz importado”, com o intuito de ser vendido com preço tabelado e abaixo do custo de produção, sob a alegação que faltaria arroz para o consumidor interno. “Dissemos, de maneira clara, que não faltaria arroz e não faltou, em nenhum supermercado do Brasil, nenhum dia e nem por um minuto, apesar do pânico causado na população pelo próprio governo”, observou o comunicado.
Produtor vai emitir nota por meio digital a partir deste ano
O produtor precisa ficar atento às novas determinações relativas à emissão de notas fiscais. O uso da Nota Fiscal de Produtor, modelo 4, será gradualmente encerrado no Rio Grande do Sul, conforme Decreto nº 57.933/2024. A partir de 1º de julho, a emissão desse modelo será vedada, tornando obrigatória a adoção de documentos fiscais eletrônicos pelos produtores. O alerta é da Guapo Sucessão de Negócios Familiares. A Nota Fiscal Eletrônica é o documento digital que substitui a nota fiscal em papel, sendo necessário um certificado digital, que garante a autenticidade das emissões. Será necessário utilizar um software emissor de NF-e, que pode ser um sistema próprio ou disponibilizado por terceiros.
BIOTROP anuncia Jonas Hipólito como novo Presidente
A Biotrop, uma divisão do Grupo BioFirst, líder em soluções biológicas e naturais para o agronegócio, presente em mais de 70 países, anuncia uma importante mudança em sua liderança executiva. Após sete anos de trabalho, Antonio Carlos Zem passa o bastão para Jonas Hipólito, co-fundador e atual diretor de Estratégia e Inovação. Jonas assumiu como presidente desde ontem e Zem fará o processo de transição até o dia 31 de março, quando passará a ocupar um cargo estratégico no Board Global da BioFirst. Essa nova posição vai permitir ao executivo continuar apoiando a expansão da empresa e a levar sua experiência, visão e estratégias às demais divisões do Grupo.
Tecnologias naturais potencializam o desempenho das lavouras
A agricultura enfrenta desafios constantes impostos por condições climáticas extremas e necessidades cada vez mais exigentes de qualidade e produtividade. Nesse cenário, os biopotencializadores ganham destaque como soluções capazes de maximizar a eficiência no campo e promover a saúde das plantas. Esses produtos naturais, que atuam no aumento da tolerância das lavouras aos estresses bióticos e abióticos, têm como principal benefício a otimização do uso de nutrientes e o aproveitamento máximo do potencial genético das culturas. Trazendo tecnologias com os protetores e alta atividade antioxidante, essas soluções se tornaram aliadas indispensáveis para os produtores atuando na mitigação de desafios típicos da agricultura tropical, como variação de temperatura, escassez hídrica, ataques de pragas e doenças.
CEO de construtora goiana está entre os nomes mais influentes do mercado
O CEO da Sousa Andrade Construtora, Murilo Andrade, foi eleito pelo Imobi Report como uma das 100 figuras mais influentes do mercado em 2024. O empresário aparece na lista entre os 20 maiores na área de vendas. “Estar entre os mais influentes do meio é uma honra, e também resultado de muito trabalho e dedicação, sempre ancorado pelas nossas equipes. Afinal, a Sousa Andrade acredita nas pessoas, e elas são a nossa maior inspiração para fazer sempre o melhor”, afirma, lisonjeado, o empresário. Nos últimos quatro anos, Murilo implementa inovações que, certamente, alavancaram o setor de imóveis em Goiânia para o seu atual posto de destaque – a capital já é o terceiro maior mercado imobiliário do país em Valor Geral de Venda.