Tendência

Produtor de tomate atendido pela Emater protagoniza história de sucessão familiar no campo

Goiás é o maior produtor do fruto que marcou três gerações de família em Goianápolis

Goiás se mantém como o maior produtor de tomates no Brasil. O cultivo desse fruto alimenta o mercado interno, gera empregos e movimenta a economia goiana. De acordo com o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2024, Goiás registrou um crescimento de 36,6% na produção de tomate, superando a média nacional, que foi de 9,9%. O produtor de tomate de Goianápolis, Thiago Rodrigues, é atendido pela Emater Goiás e se destaca como exemplo de sucesso neste setor no estado.

Thiago é a terceira geração de uma família de produtores. Sua história começou quando seu avô, com o auxílio de seu pai, iniciou o plantio de diversas hortaliças. Com o tempo, o pai de Thiago passou a investir principalmente na produção de tomates, um cultivo que se mostrou rentável e com grande potencial de mercado. O interesse e dedicação pela atividade foram transmitidos para Thiago, que começou a se envolver na lavoura ainda jovem, aprendendo com a experiência de seu pai e avô. 

Com a experiência, ele decidiu, em 2024, participar do Concurso do Melhor Tomate, realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Agricultura de Goianápolis em parceria com a Emater Goiás. O concurso é uma das principais iniciativas para valorizar os produtores de tomate da região. A avaliação é criteriosa, e são observados aspectos como a preservação ambiental, o manejo adequado das embalagens, peso dos tomates, entre outras características. Em 2024, Thiago foi o vencedor e, para ele, essa vitória foi uma confirmação sobre qual área iria seguir: “Entrei por curiosidade, e acabei conquistando a vitória. Ali, tive a certeza de que era isso mesmo que eu queria”, completa.

De acordo com o presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, a história de Thiago reflete a importância da sucessão familiar no campo para garantir a continuidade das atividades rurais e o fortalecimento da agricultura. “Quando uma nova geração assume a atividade da família, não só preserva um legado, mas também traz benefícios à produção, aplicando inovações, tecnologias e práticas sustentáveis. Neste mês inauguramos o primeiro Agrocolégio do estado de Goiás com este desafio: fortalecer os laços dos adolescentes com suas origens, mostrando a eles que é possível viver no campo, ter renda e qualidade de vida”, afirmou.

Dia do Tomate

No dia 1º de fevereiro é celebrado em todo o Brasil o Dia do Tomate. Esse fruto está presente na alimentação, cultura e economia do país, especialmente em Goiás. A engenheira agrônoma da Emater Goiás, Daniele Lima, destaca o papel do tomate na agricultura goiana: “Das mãos dos produtores ao mercado, o tomate movimenta a economia, gera empregos e fortalece a identidade de um povo apaixonado pelo campo. Com tecnologia, inovação e a força dos agricultores, a produção segue crescendo, levando Goiás ao topo do cenário nacional”, completa.

Emater Goiás
Botão Voltar ao topo