Tendência

SHOW RURAL COOPAVEL

PRESIDENTE DA FIEP FOI O PRIMEIRO A CHEGAR

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson José de Vasconcelos, foi a primeira autoridade a chegar ao parque do Show Rural Coopavel, neste domingo, 9, de abertura oficial do evento. Mas, outras lideranças, sob a batuta do Dilvo, presidente da Coopavel, comandam a grande feira paranaense (veja imagem).

 “Estou muito feliz em prestigiar esse grande evento, que é uma referência em organização e em disseminação de inovações transformadoras para o campo”, pontuou Edson, que presidiu outras entidades locais importantes, como o Sinduscon Paraná-Oeste e a Associação Comercial e Industrial de Cascavel.

O dirigente e equipe foram recepcionados pelo presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, e pelo coordenador geral Rogério Rizzardi. “O Edson é um grande parceiro. Um líder visionário e conectado aos grandes temas do Paraná e do Brasil. É sempre uma alegria poder recebê-lo”, afirma Dilvo.

Com o tema Nossa natureza fala mais alto, o evento recebe 600 expositores e a expectativa de público é de 360 mil pessoas.

Sicoob presente no Show Rural 2025

O Sicoob prepara sua participação no Show Rural Coopavel 2025, que há 36 anos é um dos maiores eventos do mundo em diversificação agrícola. Os recursos disponibilizados pelo Sicoob durante o evento somam R$ 2 bilhões em linhas para custeio, investimento, comercialização e industrialização, incluindo linhas específicas para agricultores familiares, médios e grandes produtores.

A instituição financeira cooperativa também opera com os Programas Agropecuários do BNDES e BRDE, linhas do FCO e do Funcafé, além de recursos próprios, como Capital de Giro Agropecuário e a Cédula de Produto Rural Financeira (CPRF). Há ainda a opção do InvestFeira, uma linha com taxas especiais para facilitar a aquisição de máquinas, equipamentos, sistemas de energia fotovoltaica, veículos, utilitários e animais. Além disso, há consórcios e seguros com descontos especiais, que variam de 10% a 30%.

 MWM APRESENTA SOLUÇÕES PARA O CAMPO

A MWM, subsidiária da Tupy, marca presença, mais uma vez, na 37ª edição do Show Rural Coopavel, feira com foco em técnicas e ferramentas diversas para o agronegócio. E reforça sua atuação no agronegócio com soluções que vão além dos já consolidados motores da marca, ampliando a oferta de serviços e produtos. A empresa apresenta soluções em descarbonização, completas e integradas, que visam aumentar a produtividade de forma sustentável:

  • Geradores de energia: em versões renovadas, com tecnologia avançada, menor consumo de combustível, baixo custo de manutenção e reduzido nível de emissões e ruído.
  • Motobombas: incorporam tecnologias avançadas no segmento de irrigação, estão disponíveis nas versões diesel e biometano e possuem uma faixa de vazão de 50 a 300m³.
  • Motores a biometano: solução completa que transforma veículos diesel em biometano ou gás natural, incluindo motor com tecnologia exclusiva de combustão, tem garantia de instalação e serviço de regularização do veículo.
  • Motores diesel de alta tecnologia: em conformidade com as normas do Proconve MAR-I, os motores MWM garantem alta performance e menor impacto ambiental.
  • Torres de iluminação fotovoltaicas: proporcionam extenso alcance de área iluminada e entregam alta durabilidade e produtividade, sem emissão de ruídos aliado à redução da emissão de gases de efeito estufa.
  • Bioplantas: soluções em economia circular que vão desde o tratamento do dejeto até a geração de eletricidade, biometano e fertilizantes organominerais.
  • Peças de Reposição: linhas de peças Genuínas, Opcionais e a Linha Master Parts, que incluem componentes para motores de caminhões, máquinas agrícolas e geração de energia, facilitando o dia a dia no campo.

“Estar na Show Rural Coopavel é uma oportunidade de reforçar nosso compromisso com soluções inovadoras e mais sustentáveis para o agronegócio, do pequeno ao grande produtor, oferecendo tecnologias que otimizem a produção, reduzam custos e minimizem o impacto ambiental”, destaca Cristian Malevic, diretor de Engenharia e responsável pela unidade de soluções em Descarbonização e Energia da MWM.

John Deere lança série de plantadeiras PL1200 e Carreta Graneleira GreenSystem

A John Deere, empresa global de tecnologia que fornece software e equipamentos para os setores agrícola, de construção e florestal, apresenta no Show Rural Coopavel 2025 a plantadeira PL1200, desenvolvida principalmente para atender às demandas dos clientes da região Sul, e a Carreta Graneleira GreenSystem. A primeira grande feira agrícola do ano ocorre nos dias 10 a 14 de fevereiro, na cidade de Cascavel (PR), e a companhia está representada pelos concessionários M.A. Máquinas, Cocamar, Macponta e Veneza.

“A presença da John Deere no Show Rural Coopavel reforça o propósito de apoiar todos os agricultores por meio de tecnologias que proporcionam uma operação mais rentável, sustentável e produtiva. Nossos destaques na feira mostram que atendemos todas as etapas do ciclo produtivo, desde o preparo do solo, passando pelo plantio até a colheita”, reforça Horacio Meza, diretor de Vendas.

Lançamentos

A plantadeira PL1200 foi desenvolvida com o objetivo de atender às necessidades dos diferentes mercados de produtores de grãos da região, incluindo a agricultura familiar. O equipamento oferece 15% mais desempenho operacional, 30% mais autonomia de fertilizantes e redução de 44% no tempo de abastecimento da caixa central de sementes. Os principais diferenciais do novo equipamento são a caixa central de sementes, disponível pela primeira vez nas versões menores de plantadeiras, com capacidade de 900 litros e equipada com um sensor de nível de sementes; e a maior capacidade de abastecimento de fertilizantes, sendo capaz de armazenar aproximadamente 170 quilos por linha de produto.

Outro destaque da plantadeira são as molas pneumáticas, que passam a contar com o ajuste de pressão facilitado. O produtor faz apenas um ajuste para todas as linhas de plantio, reduzindo em 50 a 78 minutos o tempo de regulagem e garantindo maior estabilidade para o equipamento.

A nova máquinas está disponível em quatro modelos: a 1207, com sete linhas e espaçamento de 45 centímetros ou 6 linhas de 50 centímetros; 1209, com nove linhas e espaçamento de 45 centímetros ou 8 linhas de 50 centímetros; 1211, com 11 linhas de 45 centímetros, mas podendo ser adaptada para 10 linhas com espaçamento de 50 centímetros ou 6 linhas com espaçamento de 90 centímetros – para o cultivo de amendoim; e 1213, com 13 linhas com espaçamento de 45 centímetros ou 12 linhas de 50 centímetros.

A carreta graneleira GreenSystem, outra novidade da empresa para a feira, conta com grande vazão de descarga, com tubos de 400mm com capacidade de descarregamento de 7 mil kg por minuto e de 500mm com capacidade de 10 mil kg por minuto. Além disso, os modelos 12500, 16000 e 22000 litros possibilitam o transporte sem a necessidade de desmontagem, atendendo a largura de 3,2 metros, estrutura reforçada proporcionando maior durabilidade, menor quebra de grãos, baixo centro de gravidade reduzindo risco de tombamento e luzes e lona de série em todos os modelos.

A carreta está disponível nas versões para grãos, com cinco modelos: 12.500, 16.000, 22.000, 28.000 e 34.000 litros; para grãos e fertilizantes, com capacidades de 12.500 e 28.000 litros, que vem equipadas com embreagem eletromagnética e ativação via controle remoto, facilitando o abastecimento da plantadeira; e a arrozeira, nos modelos de 12.500 e 16.000 litros com helicoide tratado para maior durabilidade.

Equipamentos

A John Deere também leva para o Show Rural Coopavel 2025 os tratores 3036EN, 5080E, 6100J e 6150M, com foco nas pequenas e médias propriedades e em operações com espaços de manobra reduzidos; e os modelos 7230M e 8R410 EVT que atendem aos produtores maiores. Na área de pulverizadores, está exposto o M4025, com a tecnologia de aplicação Individual Nozzle Control, disponível nas versões INC e INC Pro. Para colheita, estão presentes no estande as colheitadeiras S440 e S770.


Linha amarela

Representando os equipamentos da linha amarela, está a pá-carregadeira 524 P, uma solução versátil para trabalhos de construção, terraplanagem e agricultura. Com foco na experiência do operador, a máquina apresenta assento ergonômico e coluna de direção ajustável. Além disso, o design aprimorado das caçambas oferece melhor retenção de materiais e a balança opcional de fábrica permite que os operadores monitorem a carga em tempo real.

Agricultura de Precisão

Na área de agricultura de precisão, o visitante pode conhecer o serviço de conectividade JDLink™ Boost, proveniente de uma colaboração com a Starlink, da SpaceX, para fornecer aos clientes conexão via satélite, e os pacotes de atualizações do John Deere Precision Upgrades, um recurso que permite que tecnologias avançadas da companhia sejam aplicadas a equipamentos de gerações anteriores, bem como de outros fabricantes.

Apenas 30% das áreas rurais no Brasil estão conectadas, segundo o último Censo Agropecuário do IBGE. Com isso, para democratizar o alcance à internet no campo e possibilitar que os agricultores tenham acesso às mais inovadoras tecnologias, a John Deere iniciou em janeiro de 2025 a comercialização do JDLink™ Boost no Brasil.

A solução conecta máquinas novas e já existentes por meio de serviço de internet via satélite e terminais de satélite robustos. Isso possibilita a utilização de tecnologias como autonomia, compartilhamento de dados em tempo real, diagnósticos remotos, soluções aprimoradas de suporte técnico e comunicação entre máquinas, todas elas tecnologias que ajudam os agricultores a trabalhar com mais eficiência e maximizar o tempo produtivo.

O uso em território brasileiro demonstra êxito em fornecer conectividade rural estável, bem como a confiabilidade dos terminais de satélite especificamente desenvolvidos para as condições severas do campo, possibilitando assim o aproveitamento integral das tecnologias da agricultura de precisão.

Banco John Deere

No Show Rural Coopavel 2025, os clientes que desejam adquirir um equipamento John Deere podem contar com as linhas de crédito exclusivas do Plano Safra 2024/25 e com financiamento direto pelo Banco John Deere. Para o agricultor enquadrado no Pronaf, as taxas de juros são de 5% a.a. Já no Moderfrota, as taxas são de 11,5% a.a. e para o Crédito Empresarial são de 10,5% a.a. Para todos os recursos, o prazo de pagamento é de até sete anos.
 

Além disso, o Banco John Deere também oferece financiamento para peças e serviços com taxa de 0,89% a.m. e até 12 meses para pagar. Válido até 31/03/2025.

Consórcio Nacional John Deere

Diante do cenário desafiador da economia, o Consórcio Nacional John Deere, resultado da parceria com a Randon Consórcios, é a forma mais econômica de adquirir máquinas agrícolas a médio e longo prazo e permite parcelar todo o valor do bem. São oferecidos planos para a aquisição de toda a linha de máquinas e equipamentos agrícolas da John Deere. Ao aderir uma das ofertas, o consorciado escolhe o crédito e, quando contemplado, decide qual produto vai adquirir.

O consórcio é uma forma econômica e segura de adquirir máquinas e implementos agrícolas, além de possibilitar maior poder de compra, uma vez que ao receber a carta de crédito, o consorciado poderá realizar o pagamento do produto à vista. Além disso, é um mecanismo bastante flexível, pois permite parcelar todo o custo, definir o preço da parcela e o tempo que deseja pagar as mensalidades, ou seja, o prazo máximo para o recebimento da carta de crédito e a aquisição. Para saber mais informações ou simular um plano de consórcio, acesse: www.consorciojohndeere.com.br.

Botão Voltar ao topo