Saindo do Forno
14/02/2025/Sexta
Casa Branca foi Melhor Criador, Expositor e Supremo Nelore na Expoinel Minas
Carina FIV do Kado, apresentada pela Casa Branca Agropastoril, fez história novamente e se consagrou Bi Grande Campeã Nelore da Expoinel Minas, uma das mais importantes exposições pecuárias do Ranking Nacional da Raça Nelore. No total, 637 animais participaram dos julgamentos. A Casa Branca fez a Reservada Grande Campeã, Vivazza FIV da Sabiá.O reprodutor Guto M Verde foi o Grande Campeão Nelore e Baron FIV CBA o Reservado Grande Campeão. A Casa Branca também ficou com os títulos de Reservada Campeã Progênie de Mãe (Donna FIV CIAV) e Campeão Progênie de Pai (Kayak Te Mafra). A propriedade fechou a exposição como Melhor Expositor, Melhor Criador e Expositor Supremo da raça Nelore.
Agrodefesa lança programa de rádio para fortalecer a comunicação
A Agência Goiana de Defesa Agropecuária lançou, ontem, a Rádio Agrodefesa, um novo canal de comunicação voltado para levar informações relevantes sobre defesa agropecuária em Goiás e no Brasil. O programa tem o objetivo de orientar sobre as principais ações e as novidades do setor para produtores rurais, técnicos, pesquisadores, estudantes e a população em geral. A emissora será um espaço dedicado à divulgação de orientações técnicas, normativas e campanhas sanitárias. O novo canal de comunicação foi veiculado em plataformas digitais e está acessível a qualquer pessoa. É só acessar por meio do link: https://goias.gov.br/agrodefesa/radio-agrodefesa/. O lançamento ocorre no Dia Mundial do Rádio.
Carreta Agro pelo Brasil leva tecnologia e inovação ao Itaipu Rural Show
A carreta Agro pelo Brasil do Sistema CNA/Senar terá intensa programação no 26º Itaipu Rural Show, de 19 a 22, no Parque de Exposições da Itaipu, em Pinhalzinho, Oeste Catarinense. Com uma estrutura moderna, a iniciativa proporcionará aos produtores rurais uma verdadeira imersão em tecnologia, inovação e conhecimento. Durante os quatro dias de Itaipu Rural Show, a carreta apresentará as iniciativas do Sistema CNA/Faesc/Senar e dos sindicatos rurais. Serão palestras e conversas com especialistas conduzidas por técnicos e supervisores da Assistência Técnica e Gerencial, da Formação Profissional Rural e parceiros do Sistema Faesc/Senar. Além disso, haverá espaço de imersão para vivenciar a história do agronegócio.
Projeto premiado do IB revoluciona diagnóstico de doenças virais em aves
Desde 2007, o Instituto Biológico, vinculado à Secretaria de Agricultura de São Paulo, coordena um inovador projeto de pesquisa sobre agentes virais em aves silvestres e de criadouros. Diversas doenças virais afetam essas aves. Durante o Congresso Veterinário de Especialidades, o projeto foi premiado por seu impacto significativo na sanidade animal. Segundo a coordenadora, Márcia Helena Braga Catroxo, “Essa conquista foi um grande incentivo para o LME do Instituto Biológico, reforçando a importância da aquisição de um novo equipamento, através do projeto Multiusuários FAPESP, que melhorará o atendimento aos usuários do IB e de outras instituições. A menção honrosa recebida pelo estudante PIBIC-CNPq também foi um estímulo importante para sua carreira futura.”
Painéis debatem intensificação produtiva na Abertura da Colheita do Arroz
A 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, promovida pela Federarroz, será realizada de 18 a 20, na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Com o tema “Produção de Alimentos no Pampa Gaúcho: Uma visão de futuro”, o evento reunirá especialistas, produtores e representantes do setor agropecuário para discutir inovações e desafios da atividade. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é uma realização da Federarroz e correalização da Embrapa e do Senar, além do Patrocínio Premium Irga. Pelo site colheitadoarroz.com.br podem ser buscadas mais informações bem como realizar inscrições que são gratuitas.
Conexão Delta G registra venda de mais de 1,7 mil animais em 2024
A Conexão Delta G encerrou 2024 com a comercialização de 1.782 animais, sendo 963 touros e 819 fêmeas das raças Braford e Hereford. Os animais foram adquiridos por 531 clientes espalhados por 122 municípios no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. As vendas ocorreram tanto por meio de leilões quanto diretamente nas propriedades. O diretor da Conexão Delta G, Octaviano Pereira Neto, destaca a relevância do volume comercializado para o setor pecuário. A movimentação do mercado pecuário em 2024 refletiu um momento de transição para o setor, conforme Pereira Neto.