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Dia do Salmão: Jin Jin tem consumo médio mensalde 20 toneladas do ‘queridinho do Brasil’



Versatilidade dos pratos que levam a proteína é um dos pontos fortes da marca,
maior rede de franquias de culinária asiática em shoppings do Brasil Sashimi é um dos pratos com salmão mais tradicionais no Brasil (Divulgação)

 Março, 2025 – “Queridinho” da culinária asiática no Brasil, o salmão tem seu próprio dia comemorado em 18 de março, se mantendo no topo entre os pescados, graças a sua versatilidade, sabor e valores nutricionais. E é claro que a maior rede de culinária japonesa fast-food do Brasil em shoppings, Jin Jin, da Halipar (Holding de Alimentação e Participações), tem o peixe como seu maior destaque no cardápio. Utilizado em diversos pratos e no self-service, são consumidas cerca de 20 toneladas de salmão, por mês, na rede (70 lojas). 

A versatilidade do peixe nas receitas é o grande destaque, já que ele pode ser consumido cru, grelhado, frito, assado, entre outros, podendo ter até sua pele utilizada, a chamada skin. Ele também pode ser combinado com diversos ingredientes, desde um arroz primavera até as famosas algas. Quase metade do cardápio é composta por pratos com opções que incluem o salmão, com destaque para o tradicional sashimi, mas também com uma cartela composta por diversos sushis, como hossomakis, uramakis, niguiris, carpaccio e joes, além dos temakis e de pratos executivos, como o salmão grelhado com cream cheese. Os pokes também são opções muito procuradas na rede, com nove opções exclusivas para os clientes, sendo quatro delas com salmão na composição: Poke Sashimi e Crispy, Poke Salmão e Grill, Poke Salmão e Shimeji e Poke Salmão Misto, este último o mais vendido no
delivery. 



Pokes são algumas das opções mais procuradas pelos consumidores da Jin Jin(Foto: Divulgação) De acordo com Rodrigo D’Agostino, gestor da Jin Jin, o peixe é um dos favoritos dos clientes da rede. “Os pratos que levam esse ingrediente são os mais vendidos na Jin Jin e notamos que a reposição na pista self-service sempre é necessária, seja o salmão cru, frito ou grelhado. O público brasileiro demonstra uma verdadeira paixão”.

 Curiosidades

O salmão tem uma série de particularidades e é considerada uma carne saudável sendo muito utilizado em dietas, graças aos valores nutricionais, como o ômega 3. Ele também é rico em vitaminas e minerais, sendo um ótimo antioxidante, ajudando a resguardar o corpo e diminuindo as chances do desenvolvimento do mal de Alzheimer e da osteoporose.

 O peixe também é uma das poucas carnes consumidas totalmente cruas, muito graças à cultura japonesa, mas também por ter uma digestão mais fácil do que a carne vermelha. Apesar de ter origens europeias, o salmão que consumimos no Brasil é proveniente do Chile, num acordo que completou 40 anos em 2023, sendo o terceiro maior comprador, atrás apenas dos Estados Unidos e do Japão e sendo responsável pela destinação de 10% da produção chilena. A importação se dá porque, segundo a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o país sul-americano tem mares com temperatura fria, condição ideal para o peixe.

Os pescados criados no Brasil, por exemplo, para sobreviverem, precisam ficar em cativeiro e com temperatura controlada. E o consumo nessas quatro décadas tem sido cada vez maior. Segundo a Cermaq Brasil, empresa líder mundial na produção do pescado, houve crescimento de cerca de 6% nos últimos cinco anos no consumo de salmão no Brasil. Outro dado relevante é da Salmón de Chile, que revelou que o país ultrapassou a marca de 1,1 milhão de toneladas de peixes nos últimos dois anos. Uma outra curiosidade é que a cor “salmão” é “fake news”: O alaranjado do peixe não é natural, mas, sim, uma consequência do contato com um pigmento chamado astaxantina, proveniente de algas, camarões e de outros organismos unicelulares. Sem ele, a carne seria apenas branca. 

Sobre a Jin Jin

A Jin Jin é a maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil em shoppings. São aproximadamente 70 unidades distribuídas em oito estados brasileiros, mais o Distrito Federal, nos formatos Praça de Alimentação e Quiosque. Entre os diferenciais da marca, destacam-se a variedade do cardápio oriental e as diversas campanhas promocionais que desenvolve ao longo do ano. Em 2022, completando 30 anos, a marca foi eleita a Franqueadora do Ano pela ABF. Soma 22 Selos de Excelência em Franchising.

 Sobre a Halipar

A Halipar (Holding de Alimentação e Participações) envolve cerca de 400 unidades franqueadas das redes Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho, distribuídas em 17 estados + DF. Com a união de marcas voltadas a diferentes públicos e gostos, é um dos maiores grupos do mercado nacional de franchising no segmento de alimentação. Ao longo dos últimos anos, suas redes conquistaram diversos prêmios, incluindo o de Franquia do Ano pela PEGN (Montana Grill/2022) e o de Franqueadora do Ano pela ABF (Jin Jin/2022). As quatro marcas da holding somam 62 Selos de Excelência em Franchising. 

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