Crédito rural: Fórum AtivaCred reúne 200 produtores em Santarém

Belém, 27 de março de 2025 – O Instituto Conexões Sustentáveis reuniu cerca de 200 produtores locais no Fórum AtivaCred Amazônia, realizado nesta quarta-feira (26), em Santarém. Os participantes tiveram a oportunidade de se reunir com parceiros estratégicos com o objetivo de viabilizar a ativação do crédito rural para a sociobioeconomia. A programação do Fórum, que incluiu palestras, oficinas, além de um espaço para estandes expositores, contou com a parceria de instituições como o Banco do Brasil e Instituto Clima e Sociedade, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), EMATER, INCRA, OCB e ICMBio.
Socorro Laurindo, representante do setor financeiro da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Boa Esperança (Coopboa), que tem os derivados da mandioca como carro-chefe da produção, destacou a importância da participação no evento para o desenvolvimento da cooperativa. “Nós sabemos trabalhar com o manuseio da terra, mas é fundamental aprendermos mais sobre o crédito rural, como os acessos aos programas do Pronaf, quais pessoas podem ser beneficiadas. Precisamos de crédito para que possamos expandir o nosso plantio, investindo em maquinários, sementes, adubo, para que nós possamos escoar a produção com qualidade”, afirmou.
Produtores locais receberam atendimento das instituições parceiras |
Renan Matias, coordenador do Programa de Crédito Socioambiental do Instituto Conexões Sustentáveis, afirmou que estimular os negócios comunitários participantes envolve o fortalecimento de seus ecossistemas. “A Conexsus acredita que é fundamental ativar o que nós chamamos de ecossistema desses negócios comunitários. Quando falamos de ecossistema, é justamente o que envolve parcerias, serviços e soluções que são necessárias para estar conectado a uma boa saúde dessas cooperativas e negócios comunitários”, destaca.
“A parceria do Banco do Brasil com o Pronaf visa fornecer crédito ao produtor rural, transformando a economia da região. Estamos empenhados em impulsionar a cadeia da região e a sociobioeconomia em Santarém. Estivemos presentes no Fórum AtivaCred apresentando aos participantes toda a capilaridade do banco para apoiar os produtores participantes”, declara João Paulo Valadares, gerente da área de ASG (Ambiental, Social e Governança) do Banco do Brasil.