Produção goiana do algodão cresce

SAINDO DO FORNO

*

ALGODÃO – O algodão goiano tem estimativa de produção de 151,3 mil toneladas, cultivadas em 34,5 mil hectares de terra. Os números representam um crescimento de 16,5% em relação à safra anterior, e colocam Goiás em quinto lugar na produção nacional da fibra.

 *

No mesmo sentido, as exportações e os produtos têxteis de algodão em Goiás também apresentaram crescimento significativo, com um aumento de 46,6% e 9,3%, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste contexto, destaca-se especialmente a relevância da China enquanto principal destino das exportações de algodão brasileiro.

*

MILHO E SORGO – Produtores de milho e sorgo que possuem financiamento junto ao Pronaf também poderão utilizar o bônus de desconto calculado mensalmente pela Conab, por meio do Programa de Garantia de Preços para Agricultura Familiar. A lista divulgada sexta-feira (8), no Diário Oficial da União, especifica os produtos que obtiveram bônus em março, incluindo esses dois itens que não constavam no mês anterior.

*

GANHO DE CARCAÇA – A opção por um capim com genética superior e seu manejo adequado garantiram à Fazenda Rancho Alegre, em Auriflama (SP), um Ganho Médio Diário de Carcaça (GMDC) 25% acima da média nacional para um rebanho da raça nelore criado em regime de pasto.

O valor do GMDC ficou em 1,25 quilo por dia na fase de terminação, etapa em que os animais foram para um ciclo de semiconfinamento visando acelerar o ganho de peso para o abate. Durante 100 dias, o gado se alimentou da brachiaria híbrida Mavuno e mais 2,5% do peso vivo do rebanho em ração no cocho.

*

CHUVAS – Em todo o Centro-Oeste, Sudeste e boa parte do Paraná, o volume de chuvas ficou entre 40% e 80% abaixo da média nas últimas duas semanas. O volume mais baixo que a normalidade neste momento ainda não é motivo para preocupação nas regiões produtoras de milho de segunda safra, mas o monitoramento do modelo europeu mostra seca para a maior parte do país nos próximos dias, segundo dados apurados pela EarthDaily Agro, empresa de sensoriamento remoto com uso de imagens de satélites. 

Para Goiás, o modelo europeu (ECMWF) aponta alta significativa da umidade do solo nos próximos dias, o que será favorável para o desenvolvimento das lavouras. Tanto o (GFS) quanto o (ECMWF) indicam alta precipitação para os próximos dias nas áreas produtoras de milho segunda safra.

*

CARNE SUÍNA – As exportações de carne suína brasileira iniciaram 2024 em ritmo forte, com aumento de 17,6% no volume total exportado no primeiro bimestre, em relação a igual período do ano passado, e crescimento de 24,4% no mês de fevereiro, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

Os embarques somaram 197,5 mil toneladas no primeiro bimestre, gerando receita de US$ 404,8 milhões, 1,9% a mais que no mesmo período de 2023.

MULHERES NO AGRO – De acordo com os dados mais recentes levantados pela AgroLigadas (organização formada por mulheres profissionais do Agronegócio) em parceria com a ABAC (Associação Brasileira do Agronegócio), 54% das mulheres no agronegócio brasileiro atuam na agricultura, 32% na sub-existência, 27% na bovinocultura e 2% na avicultura, com representatividade também em outros segmentos.

            Além disso, a pesquisa revelou que 69% são proprietárias, indicando um avanço significativo na participação feminina na gestão e propriedade das terras, enquanto 17% ocupam cargos de diretoras e 16% são empregadas ou supervisoras. Profissões como veterinária, agronomia e zootecnia também têm uma representatividade de 15% de mulheres, mostrando a diversidade de áreas em que atuam.

Botão Voltar ao topo