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Coca-Cola Brasil e Ação da Cidadania anuncia Hub de Segurança Alimentar e Nutrição em Belém

Coca-Cola

Iniciativa visa ajudar a combater a fome, fortalecer a economia local e promover inclusão social, com foco em populações vulneráveis na região amazônica

Belém, 9 de junho de 2025 – Em parceria com a Ação da Cidadania, um dos principais atores no combate à fome no Brasil, a Coca-Cola Brasil anuncia o Hub de Segurança Alimentar e Nutricional em Belém, capital do Pará. Esse projeto representa um investimento total de R$3 milhões, com R$1,5 milhão destinado pela Coca-Cola Brasil para infraestrutura do espaço, que será operado pela Ação da Cidadania. O intuito é oferecer uma solução contínua e de longo prazo para fortalecer a segurança alimentar na região, beneficiando mais de 100 organizações sociais locais.

O Hub de Segurança Alimentar e Nutricional da Ação da Cidadania segue o modelo bem-sucedido já implementado no Rio de Janeiro, onde está sediada a instituição. O espaço é composto por quatro iniciativas: Cozinha de Alimentos, Banco de Alimentos, os projetos de Hortas e Áreas Verdes, e a Escola de Gastronomia Social, que oferecerá cursos gratuitos, entre outras ações voltadas ao combate à fome e à pobreza.Com o apoio da Coca-Cola Brasil, o Hub de Belém será inaugurado com dois projetos prioritários: a Cozinha de Alimentos e o Banco de Alimentos.

Rodrigo “Kiko” Afonso, diretor-executivo da Ação da Cidadania, comenta: “Trata-se de uma estrutura permanente, com grande potencial de mobilização social e impacto duradouro. A parceria com a Coca-Cola Brasil tem sido essencial para tornar esse projeto viável, integrando soluções práticas, sustentáveis e alinhadas com políticas públicas. O Hub vai gerar empregos, fortalecer a produção local e, acima de tudo, garantir comida de verdade para quem mais precisa.

O Hub de Segurança Alimentar e Nutricional estará organizado em dois principais pilares:

1. Cozinha: Capaz de preparar e distribuir até 1.000 refeições diárias, a princípio para os mais de cinco mil voluntários que atuarão durante a COP 30 e, depois, para ONGs e comunidades locais. Além de refeições, o espaço oferecerá capacitação e formação profissional, promovendo uma abordagem educativa e contínua para segurança alimentar.

2. Banco de Alimentos: Com foco na arrecadação, triagem e redistribuição de alimentos para entidades sociais e comunidades vulneráveis.

A Coca-Cola Brasil, comprometida com o fortalecimento da segurança alimentar no país, tem atuado de maneira responsável, seja durante a pandemia, em apoio a desastres climáticos, ou por meio de iniciativas estruturantes como as Cozinhas Solidárias, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Katielle Haffner, diretora de Sustentabilidade e Relações Corporativas da Coca-Cola Brasil, afirma: “Estamos somando forças com a Ação da Cidadania para impulsionar soluções práticas e sustentáveis que promovam segurança alimentar com impacto social duradouro. Acreditamos que o combate à fome exige esforços coletivos entre setor privado, sociedade civil e poder público, e estamos comprometidos em contribuir substantivamente para essa causa.”

O projeto também visa estimular a economia local, adquirindo alimentos de pequenos produtores e da agricultura familiar, e contratando mão de obra local. Além disso, práticas como compostagem e uso de embalagens recicláveis reforçam o compromisso ambiental do Hub de Segurança Alimentar e Nutricional. 

Coca Brasil e a atuação na Amazônia 

Com mais de três décadas de presença na Amazônia, a Coca-Cola Brasil atua com foco contínuo no desenvolvimento socioeconômico e ambiental da região. Em colaboração com o poder público, o terceiro setor e outros aliados estratégicos, a companhia promove iniciativas voltadas a apoiar áreas prioritárias como empregabilidade, empreendedorismo, combate à fome, reciclagem e gestão de recursos hídricos.

Ao longo desse período, foram realizados investimentos em projetos e programas que impulsionam a geração de emprego, o fortalecimento das cadeias produtivas locais e o acesso a serviços essenciais, como água tratada. Entre as iniciativas estão o Olhos da Floresta, que apoia a agricultura familiar; o Água + Acesso, que amplia o acesso à água de qualidade; o Coletivo Jovem, que cria oportunidades de empregabilidade para jovens; o Cozinhas Solidárias, voltado à redução das desigualdades e ao combate à fome; o Coca-Cola dá um Gás – Mulheres, que empodera pequenas empreendedoras; e o Recicla Solar, que promove a gestão de resíduos e a reciclagem. Esses esforços geram impactos concretos na renda das famílias, no comércio e no varejo, reforçando o compromisso da companhia com o fortalecimento dos territórios.

No Pará, a empresa opera com duas fábricas, quatro centros de distribuição e nove distribuidores parceiros, gerando mais de 1.300 empregos diretos e cerca de 4 mil indiretos. Já no Amazonas, o impacto ultrapassa 14 mil empregos diretos e indiretos em 19 municípios, impulsionados principalmente pelas cadeias produtivas do guaraná e do açúcar. O objetivo é contribuir de forma consistente e duradoura para o avanço social, econômico e ambiental da região.

SOBRE O SISTEMA COCA-COLA BRASIL

O Sistema Coca-Cola Brasil opera em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos e 22 marcas, incluindo sabores regulares e versões sem açúcar ou com baixo teor calórico. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além da marca Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 51 mil funcionários. A empresa está investindo em inovação para expandir seu portfólio e ajudar a reduzir o desperdício de embalagens. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer, cada vez mais, opções com menos açúcar adicionado e para incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. 

SOBRE A AÇÃO DA CIDADANIA

Criada há 32 anos pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania é uma das principais organizações de combate à fome e à desigualdade. Presente em todo o território nacional, realiza ações humanitárias — como as campanhas Natal Sem Fome e Emergências — e desenvolve projetos estruturantes nas áreas de formação, cultura e advocacy. Combinando ações práticas e incidência política, luta pelo acesso diário à alimentação adequada, com comida boa, de verdade e variada, unindo solidariedade, integridade e compromisso com a justiça social.

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