ABPA celebra novas habilitações para a China
SAINDO DO FORNO
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito hoje (12) pelo Ministério da Agricultura sobre a habilitação, pela China, de novas unidades frigoríficas de carne de frango e entrepostos frigoríficos. Ao todo, são oito novas plantas frigoríficas habilitadas, juntamente com quatro entrepostos. Os frigoríficos habilitados são do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
RS na vice – liderança
O Rio Grande do Sul é segundo maior exportador entre os Estados brasileiros de carne suína. Conforme dados da ABPA, o Estado embarcou, nos dois primeiros meses deste ano, 42,2 mil toneladas, volume 6,1% superior ao de igual período do ano passado. O volume embarcado no mesmo período pelo Brasil foi de 197,5 mil toneladas, aumento de 17,6%. A China foi o principal destino da proteína, com 49,5 mil toneladas.
Árabes compram mais
Os mercados árabes se destacaram como destino das exportações brasileiras de carne de frango no primeiro bimestre do ano, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal.
Preços globais da carne
O Índice de Preços da Carne da FAO registrou uma média de 112,4 pontos em fevereiro, um aumento de 2,0 pontos (1,8%) em relação a janeiro, revertendo os sete meses de quedas consecutivas, e situando-se 0,9 pontos (0,8%) abaixo do seu valor correspondente a um ano.
Avaliação sanitária
Subsidiado por pesquisa da Embrapa Suínos e Aves, o Sistema de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura e Pecuária, incorpora a partir deste mês procedimento inédito para garantir uma identificação mais eficaz de riscos de contaminação da carne por microrganismos no abate de frangos de corte.
Agronegócio
Grandes consumidores de energia, os sistemas fotovoltaicos chamaram a atenção dos produtores rurais. O meio rural já representa 8,8% do número de sistemas de geração distribuída solar fotovoltaica e 14,61% da capacidade instalada, de acordo com dados de dezembro de 2023 da Absolar.
Inflação e PIB em 2024
Analistas consultados pelo Banco Central fizeram pequenos ajustes para cima nas expectativas para a inflação e o crescimento econômico neste ano, de acordo com a pesquisa Focus recém divulgada.
Congresso de Ovos
O maior evento da indústria de ovos que teve início na segunda-feira e segue até quinta-feira (14), reunindo avicultores, indústrias, autoridades, academia, pesquisadores e entidades de classe no Centro de Eventos de Ribeirão Preto (SP). O objetivo é promover a excelência na cadeia produtiva de ovos do Brasil, com uma agenda atual, apresentada por especialistas que discutirão assuntos institucionais, de mercado, entre outros.