A saúde das plantas contribui diretamente para o bem-estar da sua famíliaArtigo escrito por Valter Casarin, agrônomo e engenheiro florestal
É fato que as plantas desempenham um papel fundamental para a manutenção da vida em nosso planeta, proporcionando um número incontável de benefícios. Elas são responsáveis pela geração de oxigênio, por meio da fotossíntese, que é vital para a sobrevivência de muitos organismos, incluindo o ser humano. Além disso, servem também como fonte primária de alimento para herbívoros, formando a base da cadeia alimentar na maioria dos ecossistemas.
Pensa que é só isso? Esses vegetais desempenham ainda um papel crucial na regulação do clima, absorvendo dióxido de carbono da atmosfera e liberando oxigênio. Esse processo ajuda a mitigar os efeitos das tão temidas mudanças climáticas, reduzindo os níveis de gases de efeito estufa e estabilizando as temperaturas. As plantas ajudam também a prevenir a erosão do solo, ancorando-o com suas raízes, mantendo assim sua estrutura e fertilidade.
Sim, essa vasta gama de funções e qualidades é realmente incrível, mas, você quer mesmo é saber qual o impacto disso para sua família no dia a dia? Siga lendo esse artigo que eu tenho muito mais para te contar.
Sabe o alimento gostoso que você come todos os dias? Pois é, as plantas são responsáveis também por isso, produzindo refeições e bebidas, como os sucos de frutas ou mesmo aquelas que usamos em momentos de celebração, como a cerveja ou o vinho. Elas também estão indiretamente fornecendo as carnes, fonte de proteínas, bem como o leite para nossas crianças.
A grande verdade é que as plantas oferecem muitos benefícios, mas, poucos conseguem utilizar todas essas vantagens com sabedoria. O seu uso pode ser bastante efetivo no preparo de remédios de ervas para tratar muitas doenças, incluindo alergias, azia, bronquite, dores de cabeça, queimaduras solares, picadas de insetos, cortes, psoríase, sinusite e verrugas.
As ervas podem ser usadas ainda para produzir óleos de massagem e até mesmo pomadas antirrugas. E, já imaginou fazer seu próprio xarope para ajudá-lo a dormir bem? Conte também com ervas em seu preparo.
Elemento que causa bem-estar visual
As plantas também podem estar presentes nas mudanças de decoração da sua casa em 2025 e seus diferentes tamanhos e cores podem trazer um ambiente que emana energia e harmonia. É fato que usar as plantas como decoração pode estimular sua criatividade e inspiração, permitindo fazer escolhas que sejam representativas para você. Esse ambiente pode se tornar em um “cantinho só seu”, que representa aquele momento em que você precisa recuperar o fôlego, questionar-se e, às vezes, até mesmo se reposicionar para explorar novos horizontes, rumo a uma vida mais equilibrada.
Para que as plantas possam oferecer todos esses benefícios para nós, elas necessitam se alimentar. O alimento das plantas está presente no solo, na forma de nutrientes. Esses nutrientes devem estar disponibilizados para que as plantas possam absorver. Infelizmente, os solos brasileiros não contêm quantidades suficientes para alimentar grande parte das plantas que usamos como alimento. Esse é o motivo pelo qual somos obrigados a fornecer complementos nutricionais para as plantas, que são os fertilizantes ou o adubo. São eles que fornecem os nutrientes para as plantas poderem exercer sua função para nos alimentar ou qualquer outro benefício para nossa saúde e bem-estar.
Dentro de todo esse contexto e de uma forma indireta, o fertilizante está inserido nos processos relacionados ao nosso dia a dia e às nossas mudanças, às quais podem nos levar para o caminho da felicidade, satisfação e autorrealização. É desta forma que a iniciativa Nutrientes para a Vida deseja que seu 2025 seja uma estrada pavimentada com honestidade e humildade, pois esse é o caminho para a disciplina, a perseverança e o progresso.
*Valter Casarin, coordenador geral e científico da NutrientesPara a Vida é graduado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/UNESP, Jaboticabal, em 1986 e em Engenharia Florestal pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”/USP, Piracicaba, em 1994. Concluiu o mestrado em Solos e Nutrição de Plantas, em 1994, na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. Recebeu o título de Doutor em Ciência do Solo pela École Supérieure Agronomique de Montpellier, França, em 1999. Atualmente é professor do Programa SolloAgro, ESALQ/USP e Sócio-Diretor da Fertilità Consultoria Agronômica.
Sobre a NPV
ANPV – Nutrientes para a Vida – nasceu com objetivo de melhorar a