Tendência

Amaral e Melo Advogados alerta para tentativa de golpe em nome do escritório

Estelionatários têm se passado por sócio-fundador para solicitar transferências bancárias indevidas. Advogado orienta sobre medidas a serem tomadas e cuidados importantes

O escritório Amaral e Melo Advogados, reconhecido por seus êxitos jurídicos no agronegócio, com unidades em Rio Verde e Jataí, no sudoeste goiano, é mais um a se tornar vítima do chamado “golpe do falso advogado”. O sócio-fundador Leandro Amaral alerta que estelionatários estão se passando por ele para entrar em contato com clientes do escritório e solicitar a realização de transferências indevidas. A fraude já atingiu um valor de cerca de R$40 mil notificados até o momento. 

O advogado reforça que todo e qualquer pagamento só seja feito com a confirmação direta e pelos canais oficiais do escritório. Abordagens suspeitas não devem ser respondidas, e Leandro enfatiza a importância do registro de um boletim de ocorrência. “A delegacia responsável por crimes cibernéticos somente consegue investigar se as vítimas fizerem o B.O. Dificilmente recupera-se o montante perdido, todavia é possível rastrear os beneficiários estelionatários e, consequentemente, prendê-los”, diz. 

O golpe, que tem sido recorrente no segmento, funciona da seguinte maneira: o fraudador entra em contato com pessoas que tenham processos em andamento em alguma instância e se faz passar pelos advogados responsáveis ou algum membro da equipe do escritório para realizar a extorsão. Usam fotos dos profissionais em questão e até logomarcas, dão detalhes dos casos e chegam a forjar documentos oficiais para enganar as vítimas. 

A Ordem dos Advogados Seção Goiás (OAB-GO) dispõe de um canal de denúncias via WhatsApp para que testemunhas ou vítimas lesadas pela modalidade de estelionato possam reportar o caso com eficiência e segurança. As denúncias devem ser registradas por meio do (62) 99969-8039. Leandro garante que tais registros são importantes para que a OAB-GO possa encaminhar as informações ao Departamento Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Goiás.

O advogado ainda compartilha algumas dicas que podem garantir mais segurança às pessoas diante desse tipo de ameaça. “Ativar a confirmação em duas etapas, não clicar em links sem checar sua veracidade e nem compartilhar códigos via SMS, assim como estabelecer um limite diário para transações via PIX com o banco e a checagem de qualquer solicitação feita em nome de terceiro antes de realizar qualquer ação, é fundamental”, orienta.

Sobre o Amaral e Melo Advogados

Fundado em 2005, pelos sócios Leandro Amaral, Leonardo Amaral e Thiago Amaral, o escritório Amaral e Melo Advogados Associados é referência no jurídico do agronegócio, nas áreas ambiental, civil, tributária e trabalhista, com o compromisso de proteger o patrimônio, o negócio e a família do produtor rural.

Imagem: a PM pode ser acionada para combater o crime no campo e nas cidades.

Botão Voltar ao topo