Tendência

APAS SHOW 2025: Pesquisa da APAS, em parceria com a Scanntech, revela o impacto das mudanças climáticas nas decisões de compra dos consumidores

Consumo de carnes, migração para refrigerantes zero e aumento na compra de produtos para pets refletem novas dinâmicas sociais e econômicas
 

APAS Show 2025: Thomaz Machado (CEO da Scanntech), Fabiano Benedetti (Diretor de Marketing e Negócios da APAS), Carlos Correa (Diretor Geral da APAS) e Felipe Queiroz (economista-chefe da APAS) durante coletiva de imprensa.


“O Varejo em um Mundo de Transformação” é o tema da pesquisa apresentada hoje durante a coletiva de imprensa da APAS Show, o maior festival de varejo do mundo. Em parceria com a Scanntech, o estudo colheu dados de 1.086 entrevistados em todo o Brasil, entre 13 e 18 de março de 2025, com uma média de idade de 36 a 42 anos, proporcionando um panorama diversificado do mercado nacional. O resultado gerou um importante recorte sobre o comportamento do consumidor, destacando as influências das mudanças climáticas e as novas tendências que moldam o cenário atual.  

Um dos principais destaques do estudo mostra que 95% dos participantes perceberam alterações na oferta de produtos devido a fatores climáticos, refletindo uma nova realidade no mercado. Além disso, 64% dos entrevistados relataram ter mudado ou substituído marcas em resposta ao aumento de preços, evidenciando a adaptação às condições que impactam diretamente suas escolhas.  

“Tendo em vista as questões climáticas, o consumidor já entendeu que é necessário fazer substituições. As altas do café, da carne, dos ovos e do azeite, inclusive, estão entre os itens mais falados e substituídos”, comenta Fabiano Benedetti, Diretor de Marketing e Negócios da APAS. 

A pesquisa reforça a importante alteração no consumo de proteínas animais, mostrando que há uma migração crescente para ovo e frango. Para Felipe Queiroz, economista-chefe da APAS, os consumidores têm notado a necessidade de comer diferente. O volume de consumo de proteína, nos primeiros meses de 2025, mostra a diminuição nas categorias de carne bovina (-6,2%) e suína (-5,6%), enquanto o consumo de ovos (3,6%) e frango (3,4%) registrou crescimento. Além disso, notou-se uma mudança significativa de sucos prontos para refrigerantes zero. “Observamos também que 60% dos consumidores relataram alterações no volume de bebidas consumidas”, apresentou Queiroz.  

Os dados demográficos mostram mudanças sociais: redução da taxa de fecundidade no Brasil, que caiu de 2,31 filhos por mulher em 2000 para 1,57 em 2022; e a diminuição do tamanho médio das famílias, de 3,31 pessoas em 2010 para 2,79 em 2022. Já o setor de produtos para Pets se destacou, com um aumento no número de lares com animais de estimação: mais de 27% dos consumidores deixaram de frequentar lojas que não permitem a entrada de Pets. “Entendemos que o comportamento muda à medida que a cesta Pet cresce 22 vezes mais que o varejo tradicional”, afirmou Benedetti.

Vale destacar que, segundo a pesquisa, nos últimos 12 meses, 71% dos consumidores mudaram seus hábitos. Mais de 59% passaram a consumir produtos mais saudáveis, 35% optaram por produtos mais baratos, e 32% buscaram opções mais sustentáveis e fáceis de preparar. “O estudo não apenas oferece uma perspectiva abrangente sobre o perfil dos consumidores, mas também enfatiza a importância de estratégias inovadoras e sustentáveis para atender a um público cada vez mais consciente e exigente”, complementa Felipe Queiroz, economista da APAS. 

No contexto das compras, 7 em cada 10 consumidores frequentam mais de uma loja por mês, com os supermercados de bairro sendo utilizados principalmente para compras de reposição (54%). A análise do comportamento de compra online indica que 66% dos consumidores priorizam o preço, embora a percepção de variedade e sortimento tenha adquirido maior relevância ao longo dos anos. O e-commerce continua a crescer, fechando 2024 com um aumento de 16% no faturamento, superando o crescimento de 6,3% do varejo alimentar.
 “O consumidor que opta pelo online compra porque conhece o produto e gosta. Quando a compra é na loja física, o que ele procura é experiência. A jornada do consumidor é, portanto, cada vez mais multicanal e complementar entre as compras online e nas lojas físicas. O Consumo não acaba, apenas migra”, diz Thomaz Machado, CEO da Scanntech Brasil.
 

SERVIÇO APAS SHOW 2025 
Quando: de 12 a 15 de maio de 2025
Horários: 12h às 20h | 15 de maio: das 12h às 18h
Local: Expo Center Norte
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme. São Paulo, SP
*Transfer gratuito saindo da estação Portuguesa-Tietê, das 6h às 21h, a cada 30 minutos, entre os dias 12 e 15 de maio.
 Sobre a APAS

Com 50 anos de tradição, a Associação Paulista de Supermercados representa o essencial setor supermercadista no estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento com a sociedade. A entidade, que possui 3 distritais na cidade de São Paulo e 13 regionais distribuídas estrategicamente pelo estado, conta hoje com 1.700 supermercados associados que somam mais de 6 mil lojas.

Botão Voltar ao topo