Brado expande operações do mercado interno e passa a atender Goiás e estados vizinhos
Operação sustentável transporta bens de consumo pela Ferrovia Norte-Sul para os varejos de Goiás, Distrito Federal, oeste de Minas Gerais e sul de Tocantins
Sumaré (SP), outubro de 2024 – Nos últimos cinco meses, a Brado consolidou uma operação ferroviária híbrida em direção a Goiás. Desde o final de abril, a empresa transporta bens de consumo das indústrias paulistas aos mercados consumidores de Goiás, Distrito Federal, oeste de Minas Gerais e sul de Tocantins. A operação é considerada híbrida porque no mesmo trem são movimentados contêineres com cargas de importação e de mercado interno.
A importação ocorre desde o início das operações, com a inauguração da rota comercial pela Ferrovia Norte-Sul no final de 2023. As cargas que chegam ao porto de Santos seguem pela ferrovia até o terminal da Brado em Sumaré, onde o trem recebe os contêineres de bens de consumo para o mercado interno. Na importação, a carga mais prevalente é de defensivos agrícolas e no mercado interno são bebidas e produtos de higiene e limpeza.
O mix de produtos segue por mais de 1,2 mil quilômetros até Anápolis (GO), de onde as mercadorias são transferidas do trem para caminhões que fazem a distribuição para cidades próximas, incluindo Goiânia e Brasília (DF).
“Estamos levando para a região o modelo de sucesso implantando no fluxo entre São Paulo e Mato Grosso. São mais de 40 produtos atendidos na operação, democratizando o transporte de cargas pela ferrovia e abastecendo o mercado de consumo no interior do País”, afirma Daniel Salcedo, diretor comercial da Brado.
Para o diretor, o novo fluxo é promissor e deve gerar resultados significativos em curto prazo. “A região, além de populosa, vem se destacando em crescimento econômico nos últimos anos. A renda das famílias, consumidoras finais das operações de mercado interno, também vem aumentando”, diz.
Em 2023, a renda média das famílias goianas cresceu 24,6%, fechando o ano em R$ 2.017 per capta ao mês. Goiás ficou na oitava posição do ranking comparativo entre os estados, com rendimento 6,5% maior do que a média brasileira, que foi de R$ 1.893. Os números são do IBGE, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua. “Estamos animados em oferecer ao mercado essa opção e confiantes de que as indústrias paulistas serão nossas parceiras nesse novo mercado”, afirma Salcedo.
Sustentabilidade e benefícios
O transporte multimodal de cargas é mais sustentável na comparação com o estritamente rodoviário, já que o trem movimenta mais carga com menos combustível do que os caminhões necessários para o mesmo volume. A Brado desenvolveu uma ferramenta online que calcula as emissões evitadas de gases de efeito estufa, o Green Log. A empresa projeta que os clientes da operação de mercado interno pelo Corredor Central deixem de emitir cerca de 20 mil toneladas de CO2 em 2024 e 2025, o equivalente a mais de 4 mil veículos. Seriam necessárias cerca de 138 mil árvores para absorver integralmente esse volume.
“Ter um parceiro estratégico como a Brado Logística trabalhando conosco em novas soluções nos habilita a ter uma logística mais eficiente, segura e sustentável. O terminal de Sumaré está localizado na proximidade de nossa fábrica de Paulínia, permitindo que a Syngenta alavanque a utilização da ferrovia Norte-Sul, abastecendo nossos Centros de Distribuição em GO e BA. Além disso, essa nova operação representa mais um passo em direção à redução da pegada de carbono em nossas operações logísticas, contribuindo com nossa forte agenda de sustentabilidade e suportando o acesso às tecnologias Syngenta por parte dos agricultores destas regiões”, ressalta Alessandra Gamero, Head de Logística na Syngenta.
Além da Syngenta, a Brado atende nesta rota empresas como Ypê, Heineken, Colgate e Ajinomoto, entre outras.
“Mais uma vantagem para os clientes desse mercado é a possibilidade do estoque em trânsito. O atacadista ou distribuidor pode comprar uma carga na indústria e ainda não ter o espaço físico para receber esses produtos. Enquanto essa compra se desloca pela ferrovia, ela estará em estoque e o cliente não paga nada a mais por isso”, explica o diretor comercial da Brado.
A segurança, tanto das cargas quanto nas estradas, é outro valor importante da operação multimodal. O transporte em contêineres pela ferrovia minimiza as perdas de produtos e protege melhor a carga contra avarias, além de reduzir de forma significativa os furtos e roubos e acidentes.
Nas estradas, com os caminhões circulando nas pontas, nos trechos mais curtos, a jornada dos caminhoneiros é menos cansativa, reduzindo o número de acidentes. Eles também ganham qualidade de vida, com apoio nos terminais e a possibilidade de voltar para casa em menos tempo – dependendo da distância, no mesmo dia.
Sobre a Brado
A Brado é referência nacional em serviços de logística multimodal. Tem estrutura própria composta por 20 locomotivas, mais de 5 mil contêineres e 2,2 mil vagões, equipamentos, armazéns e terminais, complementadas por meio de parcerias estratégicas nos principais centros de consumo do país. Com atuação cada vez mais adaptada às necessidades do mercado de importação, exportação e mercado interno, a empresa preza pela excelência na movimentação de contêineres no Brasil, focada na integração multimodal.
Sobre a Syngenta
A Syngenta Crop Protection e a Syngenta Seeds fazem parte do Syngenta Group, uma das principais empresas agrícolas do mundo. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança enquanto cuidamos do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, a qualidade e a segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções agrícolas inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas.
O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.
Trem da Brado no terminal multimodal de Anápolis |