Brasil perde pesquisadora da área de avicultura
Nair Massako Katayama Ito
O Brasil perdeu hoje, 8, Nair Massako Katayama Ito, pesquisadora brasileira reconhecida por suas contribuições na área de segurança alimentar, especialmente no estudo de Salmonela em ingredientes e rações para aves. Sua pesquisa focou na detecção e controle de patógenos em produtos destinados à alimentação animal, melhorando a qualidade e a segurança desses produtos.
O velório de Nair Massako será realizado hoje no horário das 12,30 às 16,30 horas, no Cemitério e Crematório Valle dos Reis, na Avenida Bezerra da Silva, 5901, Jardim Salete, em Taboão da Serra localizado na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. Em Goiânia, a Associação Goiana de Avicultura (AGA) lamentou a “perda de figura que em seus trabalhos, destacou-se no estudo sobre a ocorrência de Salmonela”.
Ela participou também de pesquisas sobre o tratamento de rações de aves com ácidos orgânicos para avaliar a eficácia bactericida e técnicas de recuperação de Salmonela SP , publicado na mesma revista em 1998. Nair também contribuiu com artigos para a revista aviNews , uma publicação global especializada em avicultura.
Sua dedicação à pesquisa e à melhoria da segurança alimentar teve um impacto significativo na indústria avícola, auxiliando no desenvolvimento de práticas mais seguras e eficientes no manejo de rações e controle de patógenos.