Carne bovina poderá perder competitividade no mercado interno com alta nos preços
Por Anna Flávia Rochas em 01/10/2024
A forte demanda por carne bovina nos mercados internacionais e a tendência de alta no preço do boi gordo até dezembro poderá elevar os preços da carne bovina no mercado doméstico nos próximos meses, com redução na competitividade da proteína em relação às outras carnes, segundo recente relatório divulgado pelo Rabobank.
“A expectativa de preços maiores para a carne bovina nos próximos meses deve elevar a competitividade das proteínas mais baratas, o que pode interromper a sequência de recuperação do consumo per capita de carne bovina que se iniciou no ano passado”, escreveram analistas do banco no relatório Agroinfo Q3 divulgado à imprensa na semana passada.
O Rabobank estima um novo recorde para as exportações brasileiras de carne bovina em 2024, com alta de 12% a 15% no volume exportado em relação a 2023.
As exportações de carne bovina brasileira estão aceleradas neste ano, sendo que China, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos seguem como os principais compradores.
O Brasil também conquistou novos mercados para o produto, incluindo o Egito, que aprovou a importação de carne bovina com osso em agosto, e Papua Nova Guiné, que anunciou na semana passada a autorização para importação de cortes bovinos desossados brasileiros.
O Rabobank estima que a China deverá desacelerar as importações de carne bovina nos próximos meses devido aos bons níveis de oferta de carne bovina no mercado local e estoques domésticos confortáveis.