Comunidade árabe é homenageada na Alego

A comunidade árabe goiana foi homenageada, ontem à noite, pela Assembleia Legislativa numa iniciativa do deputado Gustavo Sebba. Os homenageados receberam diplomas do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A data de data de 25 de março corresponde ao Dia da Comunidade Árabe no Brasil.
O arcebispo da Igreja Ortodoxa Antioquina em São Paulo e Todo o Brasil, Dom Damaskinos Mansour, recebeu o titulo de Cidadão Goiano. Embora a Arquidiocese tenha sede na capital paulista, conta com paróquia em Goiás e outros estados. A sessão foi presidida pelo deputado Bruno Peixoto, agraciado com a medalha de Santo Apóstolo Paulo, a honraria oficial da Igreja Ortodoxa no Brasil.
Gustavo Sebba, descendente de árabe, discorreu sobre a importância dos imigrantes árabes no processo de colonização do País e, em particular, em Goiás. Teceu considerações sobre os usos e costumes, cultura, política, dança, gastronomia, enfatizando o valor da família e o respeito. O deputado federal Zacharias Calil ressaltou as virtudes goianas, observando que “os goianos recebem os migrantes de braços abertos”. Michel Magul, argentino, disse que “aprendeu a comer pequi e feijoada aqui, mas nunca descarta a comida árabe”.
O Arcebispo Damaskinos Mansour, natural de Damasco, na Síria, agradeceu a homenagem, ensinou o caminho do sucesso, destacou que a Igreja Ortodoxa se fortalece no Brasil. E observou, também, que a comunidade árabe contribui nos processos político, econômico, social. Manifestou-se contra os atos de violência ao redor do mundo. “Que cada povo, dos países árabes, siga seu caminho em paz”, concluiu.
Presidida por Bruno Peixoto, a mesa diretiva foi formada pelo arcebispo metropolitano da Arquidiocese Ortodoxa Antioquina de São Paulo e de Todo o Brasil, dom Damaskinos Mansour; pelo deputado federal Zacharias Calil (UB) e esposa, Sandra Hamu; pelo protopresbítero responsável pelo Centro – Oeste do Brasil na Igreja Católica Apostólica Ortodoxa, padre Rafael Magul; pelo secretário de Assuntos Internacionais da Alego, Michel Magul; e pelo ex-presidente da Alego, Jardel Sebba.