Tendência

Controle eficiente de plantas daninhas impulsiona produtividade no campo


Uso estratégico de herbicidas e adjuvantes reduz o rebrote das invasoras e garante mais eficiência para os produtores

O controle eficaz do rebrote de plantas daninhas é um desafio contínuo para produtores agrícolas e pecuaristas, impactando diretamente nos níveis de produtividade e rentabilidade das fazendas. A escolha correta de herbicidas e o uso adequado de adjuvantes são fundamentais para evitar perdas e otimizar os resultados no controle das invasoras.  

O rebrote acontece quando as plantas daninhas voltam a crescer mesmo após uma aplicação de herbicida. Trata-se de um desafio significativo, pois algumas invasoras possuem sistemas radiculares robustos e capacidades regenerativas que as tornam mais resilientes, além disso, elas competem com as culturas principais em termos de recursos como água, luz e nutrientes, afetando a produtividade.
“Alguns fatores que também contribuem para o rebrote são as escolhas ineficientes de herbicidas, com produtos que não estão adequados ao tipo de planta ou estágio de crescimento; métodos e doses incorretas de aplicação que não conseguem eliminar completamente as plantas; e condições climáticas adversas que comprometem a eficácia do tratamento. Além de prejudicar a produtividade, a reincidência das daninhas também aumenta os custos operacionais das lavouras e pastagens”, explica Guilherme Foresti Caldeira, diretor de Categorias da Axia Agro, maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil.
De acordo com o especialista, para manter um controle eficaz, é necessário selecionar herbicidas específicos para cada tipo de planta e estágio de crescimento, além de realizar a rotação de produtos, alternando modos de ação para prevenir a resistência das plantas aos defensivos químicos. O uso de adjuvantes também pode potencializar a ação dos herbicidas, auxiliando na adesão, penetração e cobertura uniforme das folhas.
“Embora existam diversos princípios ativos, recomendamos que os agricultores procurem por produtos registrados para cultura. E para complementar, práticas como a rotação de culturas e a integração de métodos físicos e químicos são fundamentais para evitar a resistência das plantas daninhas e garantir um controle mais eficiente”, comenta Caldeira.
O controle inadequado das plantas daninhas pode gerar perdas significativas na produção, elevar custos com replantio e intensificar o uso de defensivos agrícolas. Para minimizar esses impactos, é fundamental adotar um manejo integrado, garantindo eficiência econômica e sustentabilidade.
Com um portfólio abrangente, a Axia Agro, maior distribuidora e revendedora de insumos agropecuários do Brasil, oferece uma ampla linha de herbicidas e adjuvantes desenvolvidos para maximizar o controle de plantas daninhas e minimizar os riscos de rebrote. Suas soluções estão disponíveis nas lojas da Casa da Lavoura nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso, e nas unidades da Agroline, com presença física em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Pará, além da venda online.

Botão Voltar ao topo