Tendência

Crédito rural: Fórum AtivaCred reúne 200 produtores em Santarém

Belém, 27 de março de 2025 – O Instituto Conexões Sustentáveis reuniu cerca de 200 produtores locais no Fórum AtivaCred Amazônia, realizado nesta quarta-feira (26), em Santarém. Os participantes tiveram a oportunidade de se reunir com parceiros estratégicos com o objetivo de viabilizar a ativação do crédito rural para a sociobioeconomia. A programação do Fórum, que incluiu palestras, oficinas, além de um espaço para estandes expositores, contou com a parceria de instituições como o Banco do Brasil e Instituto Clima e Sociedade, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), EMATER, INCRA, OCB e ICMBio.

Socorro Laurindo, representante do setor financeiro da Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade de Boa Esperança (Coopboa), que tem os derivados da mandioca como carro-chefe da produção, destacou a importância da participação no evento para o desenvolvimento da cooperativa. “Nós sabemos trabalhar com o manuseio da terra, mas é fundamental aprendermos mais sobre o crédito rural, como os acessos aos programas do Pronaf, quais pessoas podem ser beneficiadas. Precisamos de crédito para que possamos expandir o nosso plantio, investindo em maquinários, sementes, adubo, para que nós possamos escoar a produção com qualidade”, afirmou.  



Produtores locais receberam atendimento das instituições parceiras

Renan Matias, coordenador do Programa de Crédito Socioambiental do Instituto Conexões Sustentáveis, afirmou que estimular os negócios comunitários participantes envolve o fortalecimento de seus ecossistemas. “A Conexsus acredita que é fundamental ativar o que nós chamamos de ecossistema desses negócios comunitários. Quando falamos de ecossistema, é justamente o que envolve parcerias, serviços e soluções que são necessárias para estar conectado a uma boa saúde dessas cooperativas e negócios comunitários”, destaca.  

“A parceria do Banco do Brasil com o Pronaf visa fornecer crédito ao produtor rural, transformando a economia da região. Estamos empenhados em impulsionar a cadeia da região e a sociobioeconomia em Santarém. Estivemos presentes no Fórum AtivaCred apresentando aos participantes toda a capilaridade do banco para apoiar os produtores participantes”, declara João Paulo Valadares, gerente da área de ASG (Ambiental, Social e Governança) do Banco do Brasil.

Botão Voltar ao topo