Tendência

Empresa brasileira cria solução com matéria-prima 100% reutilizada para potencializar bem-estar de suínos e pets

Unindo sustentabilidade e inovação, a InnovaFeed, uma joint venture da Adeste com a A&G, produz proteína hidrolisada para melhorar a digestão e desenvolvimento dos animais
 

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos animais, a InnovaFeed, joint venture da Adeste com a A&G, está investindo continuamente no desenvolvimento de soluções para nutrição animal. Fornecendo ingredientes proteicos de alta digestibilidade, ricos em aminoácidos essenciais e peptídeos bioativos, a empresa alia inovação, sustentabilidade e tecnologia ao seu processo produtivo. De olho nesse cenário, uma de suas apostas é o PeptiPro, um ingrediente proteico hidrolisado, desenvolvido a partir de matérias-primas 100% reutilizadas, como mucosa e cartilagem bovina, que contribui para o bem-estar de pets e suínos.
 

“Essa solução aproveita materiais reutilizados e impulsiona a economia circular, transformando subprodutos de origem animal em ingredientes nutricionais, reduzindo resíduos e emissões de gases de efeito estufa. Dado que a indústria de carne bovina e laticínios responde por 14,5% das emissões globais, com a liberação de metano e óxido nitroso, essas práticas contribuem para a mitigação dos impactos ambientais dessa cadeia produtiva”, explica Luciano Andriguetto, sócio e diretor-técnico da InnovaFeed.
 

Pioneira no desenvolvimento desta solução no Brasil, a empresa iniciou o projeto de pesquisa e implementação de planta em 2017, tendo começado a produção do insumo em 2021. “Nossa fábrica tem capacidade para chegar a 300 toneladas/mês. Como planos futuros, queremos expandir nossos mercados, iniciando um processo de exportação para países como Colômbia e Peru”, comenta.
 

Ao converter um efluente em ingrediente, a companhia contribui para a economia circular, modelo sustentável que visa reduzir o desperdício, reutilizar recursos e minimizar o impacto ambiental, criando ciclos contínuos de reaproveitamento de materiais. “Ao reaproveitar essa matéria-prima, ela passa por um processo que chamamos de hidrólise, onde há a quebra de proteínas em peptídeos menores. Depois dessa quebra, secagem e preparo da matéria-prima, chegamos a uma solução que pode ser comparada a um whey protein para animais, uma vez que traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento saudável de leitões e para dietas especiais de pets adultos”, explica Andriguetto.
 

Para leitões em fase de desmame, por exemplo, a solução, que é rica em biopeptídeos, pode auxiliar na redução da mortalidade e aumento da resiliência, além do desenvolvimento saudável do trato intestinal. “O período de 21 dias após o desmame é considerado uma fase crítica na produção de leitões, marcado, muitas vezes, por perdas econômicas, aumento de doenças, elevação da taxa de mortalidade e redução no ganho de peso dos animais”, pontua Andriguetto.
 

Já no caso dos pets adultos que possuem comorbidades e, por isso, precisam de uma alimentação premium, o insumo é fornecido para as fabricantes de ração. Com mais de 185 biopeptídeos com ações antioxidantes e reguladoras de enzimas, a solução é responsável pela melhora da digestão e da saúde imunológica dos cães, aumento de energia, desenvolvimento ósseo, controle de dor e de pressão arterial, além de ter ação antioxidante.
 

“Ao aproveitar matérias-primas reutilizadas na produção de peptídeos, estamos não apenas melhorando a qualidade nutricional dos alimentos, mas também contribuindo para um ciclo contínuo de reaproveitamento, que é fundamental para a economia circular”, finaliza.

Sobre a InovaFeed:

InovaFeed, uma joint venture da Adeste com a A&G, é especializada na produção de ingredientes proteicos altamente digestíveis, ricos em aminoácidos essenciais e peptídeos bioativos para a nutrição animal. Localizada em Jaguapitã, no norte do Paraná, a empresa se encontra em uma região conhecida pela sua alta produtividade agropecuária.

Botão Voltar ao topo