Faeg e parceiros divulgam resultado da Expedição Safra
Depois de rodarem 4 mil km passando por fazendas de 43 municípios, equipes retornam a Goiânia com análise das condições das lavouras de soja do Estado
Os dados serão repassados para a imprensa às 9h desta quinta-feira, 23, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Os resultados servirão de orientação para o setor. As tecnologias e estratégias que se mostram positivas nessa safra poderão ser usadas para outros produtores atingirem melhores resultados.
Durante seis dias foram percorridos quatro mil km de cinco regiões goianas e visitadas fazendas de 43 municípios. Foram três equipes, sendo duas compostas por técnicos e outra institucional, com representantes da diretoria da Faeg e da Faeg Mulher. Ao final de cada rota diária aconteceu nos sindicatos rurais das maiores cidades, um evento técnico, com o economista Paulo Molinari, abordando as perspectivas de mercado e clima para a safra 2024/2025.
“Algumas propriedades que usaram cultivares mais resistentes alcançaram de 70 a 80 sacas por hectare. São números muito bons. Podemos destacar em algumas regiões a integração de lavoura-pastagem, mostrando ampliação da cultura sem a abertura de novas áreas e também o uso milheto que contribuiu para preservar a umidade do solo e compensar a irregularidade de chuvas de algumas regiões”, adianta, o gerente do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária, Leonardo Machado.
A Expedição Safra Goiás é uma iniciativa da Faeg, Ifag e dos sindicatos rurais. O apoio é do Senar e Sebrae. Também são parceiras a Agrodefesa, Conab, Embrapa e a Seapa. O patrocínio do Sicoob Secovicred, Cresol, Grupo Canassa, BYD/Saga, Grãodireto, Agroselections, Bayer e Agrosem.