Tendência

Festival do Cordeiro consolida Hidrolândia como polo de criação de ovinos em Goiás

Programação começa nesta terça com atrações gratuitas para toda família; 50 mil visitantes são esperados

Águas, jabuticabas e cordeiros. De 29 de abril a 3 de maio, Hidrolândia (a cidade das águas, também conhecida como o maior pomar de jabuticabas do mundo) promove a 4º edição do Festival do Cordeiro, o qual faz parte da feira de agronegócios 2ªTop Agro. Com entrada e estacionamento gratuitos, o evento conta com inúmeras atrações para toda família, além de uma ampla programação técnica para impulsionar a ovinocaprinocultura goiana. Dentre os destaques: pavilhão com 400 animais premiados, praça de alimentação com experiências gastronômicas que revelam o sabor e a textura da carne de cordeiros e carneiros, provas (de laço e de tambor), 70 expositores (como as belas e raras Rosas do Deserto, concessionárias de veículos e lojas de implementos agrícolas), shows sertanejos, leilão virtual de reprodutores de elite e fêmeas P.O, espaço Café e Prosa (palco de discussões importantes para o futuro da criação de ovinos em Goiás, como a construção do frigorífico especializado) e a presença da Carreta do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Goiás (com cursos, encontro de produtores e oficina de cortes selecionados e preparo de receitas inéditas como o carré de cordeiro ao molho de jabuticaba picante).  Mais informações podem ser obtidas no Instagram @topagro.br.

O Festival será realizado no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, ao lado do Lago de Hidrolândia. As atrações são gratuitas (exceto camarotes para os shows sertanejos e a Queima do Cordeiro no sábado, na qual o público poderá degustar iguarias como: carneiro assado, carneiro ao vinho, paelha de carneiros, esfiha de cordeiro e kafta de carneiro). 

A abertura oficial será realizada no dia 30/04, quarta-feira, a partir das 17 horas com participação confirmada de dirigentes das principais entidades do agronegócio goiano.

Suprir consumo interno – segundo o presidente do Festival do Cordeiro – Márcio Carneiro,o objetivo do evento é dar oportunidade aos produtores rurais de conhecer o potencial da ovinocultura e apresentar à população o sabor da carne ovina, a qual é um produto cobiçado no mercado internacional. “Precisamos atrair mais produtores para a atividade pois há demanda mundial e a oferta da produção brasileira é escassa e não consegue suprir ao consumo interno. Nós ainda importamos muita carne ovina”, resume Márcio Carneiro. 

Os dados do fórum OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) confirmam a projeção eapontam crescimento de 1,01% no consumo mundial de carne ovina entre 2023 e 2029.  Segundo um levantamento da Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul (Famasul) o volume de carne ovina importado entre os meses de janeiro a dezembro de 2023, cresceu 12,92% comparado às 4.618 toneladas importadas no mesmo período de 2022.

Produção em expansão –  De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal feita pelo IBGE, o rebanho nacional de ovinos cresceu mais de 20%, em apenas uma década. Saltando de 17 milhões de cabeças/2013 para 22 milhões de cabeças/2023.  “Quando começamos o festival éramos apenas dois criadores no município de Hidrolândia. Hoje somos mais de 100”, afirma Márcio Carneiro. O presidente do Sindicato Rural de Hidrolândia – Fernando Guedes confirma o ingresso de novos produtores na atividade. “A ideia de incentivar a produção de caprinos e ovinos em Goiás surgiu em 2021. Na época tínhamos apenas dois criadores na região. Aos poucos, promovemos vários cursos ministrados pelo Senar Goiás e agora estamos completando três grupos de produtores assistidos pela instituição. Totalizando 90 pequenos criadores recebendo assistência técnica e gerencial do Senar para melhorar suas atividades. Vejo muitos criadores saindo da informalidade para a produção com técnica e geração de renda”, conta Fernando. “Nosso próximo desafio é trazer um frigorífico especializado para Goiás, por isso estamos unindo forças com a Prefeitura Municipal, o Sistema Faeg/Senar, a Agrodefesa, o Sebrae e associações do setor como a Capriovinos”, acrescenta o presidente do Sindicato.

Produtores ressaltam viabilidade da produção – Gilberto Salles começou a criar ovinos de corte há 15 anos em Hidrolândia. Ele conta que há dois anos recebe assistência técnica do Senar. “O apoio fez com que eu tivesse um crescimento muito grande no meu criatório. Eu perdia muito animais com alguns tipos de verme. Com o acompanhamento aprendi novas técnicas sobre manejo, sanidade e gestão. Com a assistência, meu plantel multiplicou-se por 10 nestes dois anos. É grande a procura pelos animais. Produzo um animal diferenciado e não tenho dificuldade nenhuma em vender o produto”, afirma Gilberto. “Os meus animais são desmamados com três meses e ficam mais dois meses no confinamento. Então com cinco meses, no máximo seis de vida o cordeiro já vai para o abate”, explica Gilberto. O presidente do Festival destaca que a rapidez no ciclo dos ovinos é um dos grandes atrativos da atividade. “Criar ovinos requer menos espaço e pode gerar maior lucratividade do que a pecuária bovina que exige ciclos longos. Outro fator importante é que não apenas a carne ovina é valorizada, temos várias partes do animal que são comercializadas para produzir outros produtos”, indica Márcio Carneiro.

O empresário Fuad Eid Cunha concorda. Ele cria ovinos para reprodução há 20 anos em São Paulo e há dois anos fundou a Cabanha Arco Verde em Hidrolândia. Fuad  conta que a atividade está crescendo. “A região tem tudo para embalar, hoje o goiano está começando a incluir a costelinha e o carré no churrasco. A carne tem potencial e falta produto no mercado, por isso acreditamos na viabilidade do negócio para o produtor”, destaca Fuad.

                Na opinião dos especialistas o cordeiro é uma carne suculenta com excelente cobertura de gordura e o festival vem apresentar estes atrativos de forma direta à população. Atualmente, em média, um quilo (kg) de carne de cordeiro, em Goiânia, está sendo vendido por R$50,00, mas – não é fácil encontrar carneiros e cordeiros fora dos empórios e casa de carnes especializadas. Boa parte do carré de cordeiro consumido em Goiás vem de outros países, especialmente do Uruguai, contam os produtores.  O produtor Gilberto Salles reforça que os cortes mais procurados são o carré, a paleta, a costela e o pernil traseiro.  

Destaques da Programação

Diferente das Exposições Agropecuárias, durante o Festival o público poderá participar do Café com Prosa.  Trata-se de um ambiente para troca de experiências entre criadores de ovinos, curiosos e especialistas no setor. “Nosso foco é promover bate-papos inspiradores  que tragam insights valiosos sobre manejo e nutrição” ressalta Márcio.

Ainda, durante o evento, Hidrolândia receberá pela segunda vez, uma das etapas do Circuito Nacional do Cordeiro, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO – Ovinos) e Associação Brasileira dos Criadores de Dorper e White Dorper (ABCDorper), dando oportunidade para que ovinocultores adquiram reprodutores melhoradores para seu rebanho.

Para encerrar a programação, os organizadores farão oficinas de cortes com expert em cordeiros, Léo Pinto e um desafio gastronômico: a Queima do Cordeiro – a competição entre chefs premiados que elegerá o melhor prato com carne de carneiro. “Convidamos chefs talentosos para surpreender os paladares goianos com criações únicas, onde cada prato promete uma experiência inesquecível”, diz …. Ele explica que as degustações são pagas. “Teremos pratos custando no máximo R$ 120”, destaca o organizador. A Queima acontece no sábado, seguida de Provas de Laços Queima do Cordeiro e Prova de Laço em Dupla, com uma noite cheia de atrações musicais para fechar com chave de ouro.

Serviço:

4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia /2ª Feira de Agronegócios Top Agro

Data: 29 de abril a 03 de maio de 2025

Local: no Parque de Eventos Casimiro Lino de Araújo, com entrada e estacionamentos gratuitos.

Mais informações: Instagram @topagro.br

Programação Técnica

DATAATRAÇÃO
29/04/25 (terça)A partir das 8h – Entrada de Animais 9h às 20h – Feira de Agronegócios 2ª Top Agro 9h às 17h – Na Carreta Senar: Realidade Virtual em Apicultura e curso de Caprinocultura em parceria com Sindicato Rural de Hidrolândia sobre melhores práticas de manejo e produção eficientes ovinos e caprinos com Tayrone Freitas Prado (@tayrone_prado)
30/04/25 (quarta)9h às 20h – Feira de Agronegócios 2ª Top Agro 9h às 17h – Na Carreta Senar: Realidade Virtual em Máquinas Agrícolas e Cutelaria Artesanal 15h às 17h – Na Carreta Senar: Encontro de Produtores Assistidos Senar Mais, cadeia ovinocultura
17h às 18h – Abertura Oficial do 4º Festival do Cordeiro de Hidrolândia /2ªTop Agro  seguida de happy hour com menu especial.
1º/05 (quinta)8h às 18h – Circuito Nacional do Cordeiro/ 2ª Feira ranqueada pela ABC Dorper em Goiás, julgamento de classificação das raças Dorper e White Dorper. 9h às 20h – Feira de Agronegócios 2ª Top Agro 9h às 17h – Na Carreta Senar: Realidade Virtual em Máquinas Agrícolas e Cutelaria Artesanal 10h às 11h30 – Café e Prosa, bate papo sobre: ·         O futuro do Negócio do Cordeiro, com Tayrone Freitas Prado ·         Como ganhar Dinheiro com Mercado de Cordeiros, com André Luís Rocha ·         Manejo sanitário em ovinos e Mercado de Cordeiros, com Salvador Santana Silva Júnior 15h às 17h – Na Carreta Senar: Palestra sobre ESG no Agronegócio Goiano, com Ricardo Linhares
02/05 (sexta)9h às 20h – Feira de Agronegócios 2ª Top Agro 10h – início da Prova de Tambor 10h às 11h30 – Café e Prosa, troca de experiências sobre: ·         Rebanho blindado, genética animal e manejo, com @leopinto.cordeiros (veterinário, especialista em ovinocultura e genética animal, fundador da maior escola de ovinocultores do Brasil: a Vamos Produzir Cordeiro) ·         Manejo sanitário de ovinos, com Uatani Laércio Félix ·         Do nascimento ao abate: troca de experiência sobre sistemas de criação de ovinos, raças, certificação, legislação própria para abate de ovinos e caprinos, com Cândido Araújo (@boncabrito) –  produtor de ovinos e Diretor/Presidente do Frigorífico de Ovinos de Rajada Petrolina/Pernambuco e Presidente Cooperativa Capricon, membro da Câmara Setorial de Ovinos do MAPA, indicado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Coodevasp). 11h30 – Na Carreta Senar: Oficina de Cortes Especiais de Cordeiros com Léo Pinto, vai ensinar o corte correto do carré, da paleta e da costelinha de cordeiros. 20h –  Leilão Virtual –  disponível na Plataforma MF Rural, incluindo 30 lotes de animais da Cabanha Arco Verde. Oportunidade para criadores adquirirem animais controlados, registrados e puros de origem. Venda de reprodutores de elite (para produção de reprodutores e matrizes) e fêmeas P.O. As fêmeas de elite participarão de pista de julgamento e serão doadoras de embriões.
03/05 (sábado)9h às 20h – Feira de Agronegócios 2ª Top Agro 10h – Início da Prova de Laço em Dupla 12h às 18h – Queima do Cordeiro – venda de ingressos a partir das 10h
Botão Voltar ao topo