Fórum Getap revelará os campeões de produtividade no milho inverno de 2024
Os vencedores do concurso serão conhecidos no próximo dia 27 de novembro, durante evento em Indaiatuba/SP
No próximo dia 27 de novembro, em Indaiatuba, no interior paulista, acontecerá a 7ª edição do Fórum Getap 2024. A iniciativa busca reunir especialistas do agronegócio para discutir temas relevantes e disseminar conhecimento e boas práticas no manejo da cultura do milho. Com o objetivo de reconhecer e premiar os agricultores que alcançaram alta performance, elevando o patamar da produtividade do cereal no Brasil, durante o evento serão conhecidos os campeões do Concurso de Produtividade no Milho Inverno 2024.
Segundo o coordenador técnico do Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade), Gustavo Resende Capanema, apesar dos desafios climáticos desta safra, com uma janela de plantio que não foi ideal, os produtores participantes do concurso foram na contramão e obtiveram colheitas expressivas. “Mesmo com a queda na produtividade do milho segunda safra em relação a 2023, conforme balanço da Conab, os participantes do Getap ficaram bem acima da média nacional”, adiantou.
Esta edição contou com 183 inscritos, dos quais 119 foram auditados até o início de novembro e concorreram em duas categorias: cultivo irrigado e sequeiro. Ao todo, agricultores de dez estados participaram: MA, BA, TO, RO, MT, MS, GO, MG, SP e PR. As áreas inscritas foram auditadas pela equipe técnica do Grupo Somar, que tem ampla experiência neste mercado.
Alguns indicadores estratégicos de produção foram analisados durante a auditoria, entre eles: produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga. Após a finalização do processo, os participantes receberão um relatório técnico completo, produzido pela equipe do Getap, no qual poderão comparar o seu desempenho com as médias dos demais produtores.
Programação
Além da aguardada premiação dos produtores campeões em produtividade no milho inverno de 2024, o Fórum Getap também tem como missão disseminar conhecimento. Com esse objetivo, Anderson Galvão, responsável pela criação da iniciativa, fará uma breve explanação sobre as principais novidades do setor, expectativas e tendências do mercado para o próximo ciclo.
Os convidados também terão uma apresentação com uma visão geral sobre o concurso. “Vou comentar sobre a categoria irrigado, destacando o número de participantes, as médias de aplicações e as regiões. Finalizo com uma análise geral das observações mais importantes desta edição”, destaca Capanema. Já o consultor agronômico da Celeres, curadora do Getap, Erickson Oliveira, revelará os grandes campeões da categoria sequeiro e as regiões que merecem destaque pela maior produtividade.
O Fórum Getap, além da curadoria da Céleres, conta com importantes apoiadores como a ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), Abramilho (Associação Brasileira dos Produtores de Milho e Sorgo) e Abisolo (Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal). Empresas renomadas como Bayer, ICL, Stoller, Ubyfol e Amaggi também apoiam o concurso.