Guterres segue para o Brasil para participar em encontros do G20
ONU/Loey Felipe
Agenda do chefe das Nações Unidas prevê encontros bilaterais com o presidente brasileiro, Inácio Lula da Silva, e ainda com outros líderes presentes no G20
Além de bilaterais com dezenas de líderes, secretário-geral da ONU prevê discursar em grandes reuniões em paralelo à cúpula; sessões devem reunir 40 países e 15 organizações internacionais.
Eventos sobre inclusão digital, combate à fome e pobreza, reforma das instituições de governação global, desenvolvimento sustentável e transições energéticas terão a presença do secretário-geral da ONU no Rio de Janeiro.
Nesta sexta-feira, as Nações Unidas confirmaram a ida de António Guterres para o Brasil para participar na Cúpula dos Líderes que acontecerá entre 18 e 19 de novembro.
40 mil participantes
A agenda do chefe das Nações Unidas prevê encontros bilaterais com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e ainda com outros líderes presentes no G20.
Agências de notícias informaram que cerca de 40 mil pessoas deverão participar diariamente em eventos realizados no Complexo Mauá desde quinta-feira.
A previsão é que 55 delegações, de 40 países e 15 organizações internacionais estejam presentes nas sessões de segunda e terça-feira no Museu de Arte Moderna.
No domingo, o secretário-geral falará a jornalistas em entrevista coletiva no centro de imprensa da Cúpula de Líderes do G20.
Após a presença no Brasil, António Guterres retornará a Baku, Azerbaijão, para o encerramento da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, COP29.