Tendência

Hoje é Dia do Tomate: Goiás é líder no ranking da produção

Wandell Seixas

Hoje, 1º de fevereiro, é o Dia do Tomate, fruta que está presente na maioria dos lares brasileiros, compondo saladas, derivando dezenas de produtos e enriquecendo receitas. Além de ser um alimento saudável e versátil, a produção do tomate movimenta mais de 200 bilhões de dólares anualmente e desempenha papel significativo na agricultura e na economia do Brasil, que ocupa a posição de nono maior produtor do mundo, segundo o IBGE, ultrapassando 4,7 milhões de toneladas em 2024.

Goiás é líder no ranking da produção de tomate industrial com uma safra de 1,5 milhões de toneladas. Isso representa 31,3% do total produzido no País e mais de 400 mil toneladas a mais que o segundo colocado, São Paulo. Além disso, o Estado encontra-se em franco crescimento da área plantada, em que saltou de 13,2 mil hectares de área para 15,7 mil hectares, aumento de 18,3%.

Destaca-se a produção de tomate industrial, direcionado à produção de molhos e extratos, sendo notável a presença de plantações em áreas irrigadas com aplicação de tecnologia de ponta. Entre os municípios que mais produzem tomate no Estado estão Cristalina, Morrinhos, Vianópolis, Piracanjuba, Pontalina, Luziânia, Nerópolis, Goianápolis e Silvânia. Jalles Fontoura vê crescimento acima de 20% e cultiva 70 mil hectares em Goianésia.

Os produtores têm investido cada vez mais em tecnologia, que aliada às condições favoráveis de clima e solo registradas para a cultura, tem culminado nestes bons resultados.

A Ceasa – Goiânia representa importante mercado de consumo para revenda no varejo, segundo Josué Lopes, um dos dirigentes. Algo em torno de 80 mil toneladas. “Grande parte, também, é comercializada no Sudeste e Sul do Brasil”, observa.

A Agrodefesa desenvolve o Programa Estadual de Prevenção e Controle de Pragas em Tomate. Entre seus objetivos está a prevenção, monitoramento e controle da geminivirose do tomate, que é hoje uma das principais pragas que atingem a cultura e que pode causar perdas com grandes impactos econômicos e sociais.

 A Kraft Heinz, que conta com filial em Nerópolis, é uma das maiores empresas de alimentos e bebidas e dona das marcas Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices, responde por uma porcentagem desse total, contribuindo com milhões de quilos por ano.

“Em 2024, nossa safra de tomate alcançou a melhor qualidade da história, considerando atributos como saudabilidade, sabor, textura, acidez e cor. Valorizamos profundamente a qualidade dos nossos produtos, e cada etapa do processo de produção é essencial para atingir esse nível de excelência. Algumas das nossas variedades de sementes são produzidas internamente, utilizando híbridos desenvolvidos pela Heinz Seeds, nos Estados Unidos. Além disso, adotamos práticas avançadas de cultivo e colheita, garantindo safras de alta qualidade que refletem o compromisso com o consumidor”, destaca Lucas Paschoal, head de Agricultura da Kraft.

A empresa planta, no ano, uma área média equivalente a 2,5 mil campos de futebol. Enfileirados, os tomates ocupariam o mesmo espaço de treze voltas ao redor do mundo. Os mais de sete bilhões de tomates cultivados por ano abastecem os 50 SKUs, unidade de manutenção de estoque, que usam a fruta como ingrediente, entre ketchup, molho, polpa e extrato.

Botão Voltar ao topo