Instalação da Tecnoshow tem demonstração de confiança no Brasil

Novas plantas frigorífica com a China beneficiam o Estado de Goiás

Wandell Seixas

            Confiança nos destinos do Brasil, enfatizado pela cadeia do agronegócio, foi demonstrada durante a solenidade de instalação da Tecnoshow Comigo 2024, hoje, 08, na cidade de Rio Verde. Ocorreram adversidades climáticas que contribuíram para quebras de safras. Mas, alguns oradores chamaram a atenção para dos crescentes índices de produtividade graças à tecnologia implantada no País. Para as lavouras em prejuízo, vinte e uma instituições financeiras colocam crédito à disposição a juros compatíveis com a realidade do produtor.

O ministro da Agricultura Carlos Fávaro anunciou, por exemplo, a abertura de mais de cem mercados no atual governo. Segundo o ministro, o presidente Lula tem reservado cada vez mais recursos para o Plano Safra. Exemplificou que 21 instituições financeiras encontram-se envolvidas nele, oferecendo juros competitivos. As operações estão abertas. E sem maiores burocracias.

O Plano Safra 23/24 é um programa do governo federal que visa apoiar o setor agropecuário, oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais, desde os agricultores familiares até os mega produtores. Disponibiliza diversas linhas de crédito, atendendo todas as necessidades do produtor rural, seja para investimento, custeio, comercialização e industrialização.

“O Brasil acaba de habilitar, nesta madrugada, sete plantas brasileiras para o fornecimento de soro fetal bovino para a China. O valor agregado disso é enorme, é muito mais que alimento, é um remédio. Três dessas culturas estão presentes em Goiás. Isso mostra a pujança e o desenvolvimento tecnológico da agropecuária brasileira”, disse Fávaro em Rio Verde.

O governador Ronaldo Caiado reafirmou que “Goiás cresce o dobro do Brasil, graças ao agro”. Caiado fez proselitismo do seu governo, observando o crescimento econômico, geração de emprego, inclusão social, construção de rodovias e recuperação de mais de cinco mil quilômetros de estradas, segurança pública. Reafirmou a importância da pesquisa agropecuária para que o Estado supere as adversidades e disponha de níveis tecnológicos surpreendentes.  

            O presidente da Comigo, Antônio Chavaglia, manifestou agradecimento pelo desenvolvimento operacional da feira de Rio Verde, voltado para a tecnologia e novos conceitos da agricultura e da pecuária. São cinco dias de demonstrações de máquinas, implementos agrícolas, que superam as diferentes dificuldades técnicas e dão maiores rendimentos. Negócios surpreendentes, apesar das dificuldades mundiais, como a guerra da Rússia contra a Ucrânia, um grande fornecedor de farinha de trigo. Luiz Alberto, presidente da OCB-Go, apontou necessidade de maiores recursos financeiros ao Plano Safra. O prefeito Paulo Vale, de Rio Verde, enalteceu a importância da feira.

            O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, discorreu sobre a evolução dos índices de produtividade no País, da frustração de safras e defendeu maiores recursos para o seguro rural. O deputado Carlos Cabral, a deputada federal Marussa Boldrin também se pronunciaram. O vice-governador Daniel Vilela proclamou a importância da implantação da malha viária, complementada pela ferrovia, que transporte os grãos e minérios, principalmente, e tenha como portos o Açu (RJ) e o de Santos. Na sua visão, essas condições tendem a reduzir o frete. Lembrou que por esses portos podem exportar os grãos goianos para mais de 70 países.

Botão Voltar ao topo