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 JBS e parceiros doam 3 milhões de tags para rastreabilidade de rebanhos no Pará

Companhia também lança programa para apoiar fazendeiros na aplicação de tags no gado 

Da esq. para a dir., Raul Protázio (secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará), Manuela Maluf (presidente do IDH Brasil), Roberto Waack (conselheiro da Marfrig), Jack Hurd (diretor-executivo da Tropical Forest Alliance), Maria Netto (diretora-executiva do ICS), Gilberto Tomazoni (CEO Global da JBS) e Daan Wensing (CEO do IDH).
Crédito: Divulgação JBS.


Davos (Suíça), 23 jan., 2025 – A JBS e seus parceiros anunciaram nesta quarta-feira, 22, a doação de 3 milhões de tags para o rastreamento de rebanhos no Pará. A companhia também anunciou o lançamento de um programa para ajudar fazendeiros a fazer o tagueamento. As duas iniciativas vão dar escala a um programa pioneiro, liderado pelo governo do Estado, que tem o potencial de transformar a pecuária no Brasil. A meta é rastrear todo o rebanho de bovinos e búfalos do Estado até o fim de 2026 – o Pará tem o segundo maior rebanho do país.
 

O anúncio ocorreu nesta quarta-feira no painel “De Davos a Belém: Definindo o caminho do Brasil para uma indústria de gado sustentável e de baixo carbono”, realizado durante a reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. O programa, que já mostra resultados expressivos em seu primeiro ano, envolve uma coalizão formada por governo, produtores, sociedade civil e indústria. “Juntos, somos agentes de transformação desta cadeia de suprimentos,” afirmou Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.
 

Dos 3 milhões de tags para rastreamento de rebanhos no Pará, 2 milhões serão destinados a pequenos produtores, com metade do volume fornecido pela The Nature Conservancy (TNC), utilizando fundos do Bezos Earth Fund, que se comprometeu na COP28 a apoiar o estado no lançamento do programa, e o restante pela JBS.
 

Adicionalmente, a JBS está lançando o programa “Acelerador JBS” para apoiar a adoção dos tags por seus fornecedores indiretos. A iniciativa inclui a doação de 1 milhão de tags adicionais e todos os serviços necessários ao longo de 2025 para ajudar os produtores a fazerem a aplicação. As equipes da JBS e seus parceiros irão identificar e visitar as fazendas para realizar o trabalho com operadores de rastreabilidade treinados e credenciados pelo programa do Estado do Pará.
 

O programa do Pará foi lançado pelo governador Helder Barbalho durante a COP28, em dezembro de 2023, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Foi criado um Conselho Gestor envolvendo vários órgãos de governo, representantes da indústria e dos produtores e entidades da sociedade civil. A JBS integra o grupo desde o início.
 

Em 2024, a Companhia conduziu um programa piloto de tagueamento de 28 mil cabeças no entorno de suas fábricas de Marabá e Redenção, que ajudou a avaliar a tecnologia e as exigências de trânsito de animais estabelecidas pelo Conselho Gestor. Os aprendizados desse trabalho, compartilhados com todos os integrantes da coalizão, serão essenciais para a implementação do programa em larga escala.
 

A JBS também apoiou a criação de um programa de treinamento de operadores de rastreabilidade, necessários para realizar corretamente a leitura dos tags nas fazendas, nas fábricas e nos demais pontos de trânsito dos animais.
 

O programa também engloba assistência técnica e requalificação dos produtores rurais. Por meio dos Escritórios Verdes, criados pela JBS em 2021, mais de 15 mil fazendas na região amazônica já foram regularizadas, incluindo mais de 1.000 no Pará. Essas fazendas já se comprometeram a restaurar 6.500 hectares de floresta.
 

Além disso, no ano passado, a JBS implantou novos serviços de assistência técnica por meio de seus Escritórios Verdes, oferecendo consultoria de gestão empresarial, treinamento em cuidados com animais e nutrição, melhoria do manejo de pastagens e adoção de práticas agrícolas regenerativas.
 

Clique aqui para a foto em melhor resolução. Crédito: Divulgação JBS.


Para facilitar o acesso dos produtores aos serviços, a companhia lançou ainda em 2024 o Escritório Verde Virtual. Agora, os produtores podem buscar assistência por e-mail, telefone e WhatsApp de qualquer lugar do país.
 

Novos avanços na transparência do agro no Brasil

Em dezembro de 2024, o Ministério da Agricultura lançou o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e a plataforma Agro Brasil + Sustentável.
 

A Plataforma Agro Brasil+Sustentável integra diversos bancos de dados governamentais para permitir que produtores rurais forneçam informações como local de origem, modo de produção, práticas sustentáveis e certificações. Na outra ponta, os compradores desses produtos também poderão ter acesso às informações.
 

A ferramenta poderá ser utilizada por todos os produtores – pequeno, médio ou grande – e também pela agroindústria, que passam a ter acesso, num único lugar, a todas as informações sobre as propriedades: do Cadastro Ambiental Rural aos dados de regularidade ambiental do Ibama, passando pelas GTAs (Guias de Trânsito Animal), que permitem saber por onde passam os animais ao longo da cadeia produtiva. Tudo isso sem nenhum custo adicional.
 

No evento, Tomazoni anunciou que a JBS vai aplicar todas essas novas ferramentas em sua cadeia de suprimentos

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 270 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

 Crédito: Divulgação JBS.

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