Tendência

Jovens ginetes se destacam em final do Freio Jovem na arena do Cavalo Crioulo

Prova contou com 132 finalistas e teve a participação de uma delegação uruguaia

O sábado, 9 de novembro, foi de celebrar aqueles que são o futuro do Freio de Ouro e da comunidade do Cavalo Crioulo. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizou a final do Freio Jovem, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Entraram em pista, nas categorias Infantil A e B, Juvenil A e B (Feminino e Masculino), 132 finalistas selecionados em 35 classificatórias.

O vice-presidente de Provas Esportivas da entidade, Fernando Gonzales, disse que o Freio Jovem é uma prova que simboliza o futuro da raça. “É o futuro desse movimento todo do cavalo. Nós tínhamos historicamente, não somente criadores que participavam, e hoje não. Hoje temos criadores, temos usuários, temos amigos que estão chegando em virtude do relacionamento”, afirmou. O dirigente complementou dizendo que tem muito apreço pelo Freio Jovem por ela ter uma ação social fundamental. Sobre os ginetes que entraram em pista, garantiu que são um fenômeno, são altamente técnicos. “A gente vê uma cópia dos montadores profissionais, eles se espelham muito. Estamos com um futuro totalmente garantido”, enalteceu Gonzales.

O primeiro campeão da tarde foi João Inácio Oliveira Teixeira, na categoria Infantil Masculino A montando Harmonia Fiesta Gaucha, da Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar (RS), exposto por Harmonia Agricultura e Pecuária LTDA. Já na categoria Infantil Feminimo A, a vencedora foi Alice Ramos Pereira da Silveira, montando Haracano da Picada do Maya, do CT Pé no Estribo, de Santa Maria (RS) exposto por Jocemar Oliveira.

Na sequência foi disputada a categoria Infantil B Feminina, na qual o primeiro lugar ficou com Joana Zambrano dos Santos Silva, montando Postre do Capão Grande, da Cabanha Capão Grande, de Arroio Grande (RS), exposto por Maria Lúcia Santos Dummond de Macedo. Na categoria Infantil B Masculino, onde alcançou o primeiro lugar Raul Santiago Carneiro dos Santos, montando Gurucaia Essência, da Cabanha Honra e Glória, de Pato Branco (PR), exposto por Sérgio Luiz Silva Monteiro dos Santos.

Na categoria Juvenil Feminino A, o primeiro lugar ficou com a uruguaia Paulina Sosa, montando Gorriona Caraguata, exposta por Sosa Munhó Hnos. E no Masculino, o primeiro lugar foi Caetano Massarotto Gonçalves, montando NH Inocêncio, da Cabanha Villa Massarotto, de Clevelândia (PR), exposto por Vanderlei Honório Gonçalves.

Já no final da tarde, entraram em pista os competidores das categorias Juvenil Feminino B e Juvenil Masculino B. O Freio de Ouro da categoria feminina foi para Maria Manoela Capalbo Milleo Rosas Demiate. A ginete montou Santo Onofre Ipacaraí, da Cabanha Santo Onofre, de Ponta Grossa (PR), exposto por Nestor Augusto e Jorge Rosas Demiate Jr. E o conjunto que levou o Freio de Ouro no masculino foi o formado pelo ginete João Pedro Félix Neves da Fontoura e pela égua Divisa de Santa Thereza, da Cabanha Pátria Gaúcha, de Cachoeira do Sul (RS), exposta por André Vidal Neves da Fontoura.

Botão Voltar ao topo