Lançado 18º Festival Italiano de Nova Veneza

Lançamento do festival em solenidade no auditório da Fecomércio, em Goiânia
Wandell Seixas
O 18º Festival Italiano de Nova Veneza foi lançado, hoje pela manhã, durante solenidade no auditório da Fecomércio. O evento transcorrerá de 6 a 9 de junho na cidade de Nova Veneza, a 30 km de Goiânia. Houve na oportunidade um café da manhã, contando com a apresentação do coro infantil nova veneziano e do cantor Valdir Amaral, descendente de italiano. O festival tem o objetivo de transmitir fatores culturais, artísticos, gastronômicos, entre outros, além de fomentar o turismo. A Itália para quem não sabe é um dos berços da civilização mundial, e de onde surgiu o Direito Romano.
Marcelo Baiocchi, presidente da Fecomércio, ao apontar a importância sócio- cultural do festival, referiu-se aos primeiros imigrantes italianos recém chegados ao porto de Santos. Entre eles, seu bisavô, o que o emocionou. O prefeito de Nova Veneza, Valdemar Batista Costa, teceu considerações sobre a evolução contínua do festival, a geração de empregos, a movimentação econômica do município. A historia de Nova Veneza também está ligada a imigração italiana. Estes vieram para o Brasil em decorrência das dificuldades inerentes à própria sobrevivência naquele país europeu, pós 2ª Guerra. Outros oradores se fizeram ouvir.
O festival é uma tradição desde 2003, surgindo para valorizar a história da cidade fundada por colonos italianos há mais de um século. Cerca de 60% da população de Nova Veneza é de ascendência italiana. O evento integra o Circuito Gastronômico do Estado, contando com a presença de mais de 120 mil pessoas nos dias de festa.
Entre as inovações para esta edição, a Cantina da Nonna, cozinha oficial do evento, apresenta o Rondelli Cremoso, um novo prato vencedor de um concurso entre os moradores locais, que complementa o renomado cardápio de 25 opções. Adicionalmente, aproximadamente 30 estandes contribuem com a diversidade da culinária italiana.
Na esfera musical, o festival conta com o show de abertura de Daniel Boaventura, reconhecido por suas performances em musicais, telenovelas e teatro. Daniel, que interpretou o misterioso Diogo na novela Passione, lançou um segundo álbum exclusivamente de músicas italianas, intitulado ‘Italiano’, inspirado pelo clima do festival.