PARÁ COORDENA OFICINAS COM FOCO NA IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO ABC +
Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Agroicone coordenará seis oficinas no estado Pará, com foco na 1ª Fase de Implementação do Plano ABC+
Encontros serão realizados nos meses de novembro e dezembro de 2024 nos munícipios de Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém
Em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), a Agroiconecoordenará, nos meses de novembro e dezembro de 2024, seis oficinas no estado do Pará que visam colher subsídios e fomentar discussões sobre a 1ª Fase de Implementação do Plano ABC+ na região.
A iniciativa dá continuidade ao compromisso do governo do estado com o Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (2020-2030) – Plano ABC+. O projeto tem o patrocínio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e conta com o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), de cooperativas agrícolas e universidades.
Os encontros ocorrerão em seis polos municipais estratégicos: Altamira, Belém, Marabá, Paragominas, Redenção e Santarém. As oficinas são destinadas a prefeituras e secretarias municipais, produtores rurais, cooperativas agrícolas, instituições financeiras, Organizações Não Governamentais, entre outros públicos de interesse do Plano.
“Estas cidades foram selecionadas pela influência territorial sobre municípios vizinhos e regiões de integração, atuando como pontos focais para a implementação do Plano ABC+ em todo o estado do Pará”, explica Mariane Romeiro, pesquisadora da Agroicone e uma das principais responsáveis pelo projeto.
Mariane ainda pontua que o Plano ABC+ Pará é uma iniciativa que busca transformar a agropecuária no estado, promovendo práticas mais sustentáveis e de baixa emissão de carbono em resposta às mudanças climáticas. Esse plano faz parte de um esforço nacional para reduzir o impacto ambiental da agricultura e pecuária, incentivando práticas como a recuperação de pastagens degradadas, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e o plantio direto, entre outras tecnologias voltadas à sustentabilidade.
Principais Objetivos das Oficinas do Plano ABC+ Pará
Segundo a pesquisadora da Agroicone, as oficinas visam mapear as capacidades regionais para adotar práticas sustentáveis, como o manejo adequado do solo e o uso eficiente de insumos agrícolas. “Além de palestras, as atividades incluem dinâmicas interativas, como a ‘Árvore de Problemas’, que ajudará o participante a identificar desafios e construir soluções colaborativas”, destaca Mariane.
Os objetivos principais dos eventos são: a) mapear as aptidões municipais e regionais para implementar e expandir Sistemas, Práticas, Produtos e Processos de Produção Sustentáveis (SPSABC) do Plano ABC+ Pará; b) conscientizar atores locais sobre a importância da aplicação do plano em todo o estado; c) fomentar o envolvimento de diversos setores da sociedade para a execução do plano; e d) criar uma rede de parcerias para apoiar a implementação e o monitoramento das ações previstas.
Calendário das Oficinas:
- Paragominas – REALIZADA ✅
Data: 18 de novembro de 2024
Local: Auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Av. Presidente Vargas, S/N – Amazônia Parque KM 03 (Paragominas – PA).
- Redenção – REALIZADA ✅
Data: 22 de novembro de 2024
Local: Auditório do Sindicato Rural, Parque de Exposição Agropecuária de Redenção. Av. Brasil, 248-412 – Alto Paraná (Redenção – PA).
- Altamira 🌱
Data: 25 de novembro de 2024
Local: Sindicato Rural de Altamira (SIRALTA). Tv. Bandeirante, 427 – Esplanada do Xingu (Altamira – PA).
- Marabá
Data: 27 de novembro de 2024
Local: Mini-auditório da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Av. Hiléia, s/n – Amapá (Marabá – PA).
- Santarém
Data:3 de dezembro de 2024
Local: Centro Regional do Governo do Estado do Pará. Travessa 15 de Agosto, 120 (Santarém – PA).
- Belém
Data:5 de dezembro de 2024
Local: Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (SEDAP). Tv. do Chaco, 2232 – Marco (Belém – PA).
Todas as oficinas acontecerão presencialmente, das 8h30 às 17h. A expectativa é que 240 pessoas participem dos eventos.
Sobre a Agroicone
A Agroicone é uma organização que gera conhecimento e soluções para transformar a agropecuária brasileira diante dos desafios globais do desenvolvimento sustentável. Atua em cinco áreas estratégicas: i) comércio internacional e temas globais; ii) sustentabilidade e inteligência territorial; iii) políticas públicas; iv) negócios, mercados e financiamento; e v) tecnologias em cadeias agro. A Agroicone é formada por uma equipe multidisciplinar, com vasta competência nas áreas econômica, regulatória/jurídica, territorial, socioambiental e de comunicação. Mais informações: www.agroicone.com.br