Tendência

PECUÁRIA ESPERA RECEBER 500 MIL VISITANTES COM OS SHOWS ARTÍSTICOS, EXPOSIÇÕES, LEILÕES

         Wandell Seixas

Com a expectativa de atrair mais de 500 mil visitantes ao longo de 11 dias de programação, desde segunda, 12, ao dia 25, transcorre em Goiânia a 78ª Exposição Agropecuária de Goiás. A entrada é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, e a realização é da Sociedade Goiana de Agricultura e Pecuária (SGPA). A programação inclui shows, exposições, leilões e atividades voltadas ao agronegócio.

 A abertura oficial está prevista para sexta, 16, às 9 horas, na pista de julgamento do Parque Agropecuário. A programação inclui mais de 10 shows gratuitos, com destaque para artistas renomados como Wesley Safadão, Léo Foguete, Murilo Huff e Amado Batista, que abrirá o evento amanhã, 15, com a gravação de seu DVD.

Com uma área de 500 mil m², o Parque de Exposições conta com infraestrutura completa para receber o público, incluindo bares, restaurantes, boates, espaços infantis e áreas destinadas à exposição de animais de diversas raças, além de mini animais. A programação também prevê leilões, palestras sobre agronegócio, ações de responsabilidade ambiental e social, consolidando o evento como um dos mais importantes do setor no Centro-Oeste.

Ao lado de outras pastas oficiais, como Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Centrais de Abastecimento de Goiás, a Agrodefesa vai ocupar um estande institucional, oferecendo informações e orientações ao público, por meio de educação sanitária, sobre temas ligados à sanidade animal, vegetal, inspeção de produtos de origem animal e fiscalização agropecuária.

Entre os destaques está a divulgação da campanha de vacinação contra a raiva dos herbívoros, que segue até o dia 15 de junho nos 119 municípios considerados de alto risco. Nesta etapa, devem ser vacinados bovinos, bubalinos, equídeos, caprinos e ovinos de todas as idades. A Agência também vai reforçar a importância da declaração obrigatória de rebanho, que segue até 30 de junho e deve ser feita exclusivamente pelo sistema Sidago, com login do produtor rural.

Outro eixo do trabalho será a conscientização sobre a comercialização regular de mudas, sementes e plantas ornamentais. Fiscais estaduais agropecuários da Agrodefesa estarão no estande para explicar ao público os riscos da introdução de pragas exóticas no Estado e as exigências legais para a venda desses materiais, que só pode ser feita por produtores ou comerciantes cadastrados no Renasem, do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Botão Voltar ao topo