Plantio inteligente provoca curiosidade dos produtores na Tecnoshow Comigo em Rio Verde

Wandell Seixas
Os agropecuaristas que comparecem à 22ª edição da Tecnoshow Comigo em Rio Verde ficam surpresos com o maquinário agrícola de última geração quanto o nível de palestras de nível técnico. Há colhedeira de alta sofisticação de até R$3 milhões.
Ontem, Paulo Arbex, mestre de mecanização agrícola da Universidade Estadual Paulista (Unesp), despertou o auditório ao discorrer sobre a importância do plantio inteligente na rotina do produtor. Com duas palestras por dia, o espaço oferecido tem programação confirmada para até sexta-feira (11), no Centro Tecnológico.
Na rotina do campo, como destacou Arbex, a obtenção de bons resultados demanda alinhamento de sete pontos, sendo eles: a qualidade dos insumos, a dissecação de corte da palha, a manutenção das máquinas, a profundidade das sementes, a distribuição de sementes e adubo, a velocidade de deslocamento e a avaliação contínua da produção.
“Plantio é rotina, ou seja, é um trabalho que demanda atenção aos mínimos detalhes e acompanhamento regrado, permitindo que a cultura escolhida seja produzida de forma eficiente e com resultados positivos para o faturamento do negócio”, explicou.
Segundo o professor, a semeadura, por exemplo, representa grande parte do sucesso de uma lavoura, o que pode ser potencializado ainda mais com a capacitação de operadores quanto às regulagens adequadas dos maquinários.
“Não me refiro nem às tecnologias avançadas, e sim as simples e rotineiras uma vez que, quando deixadas de lados, geram grandes prejuízos para o produtor”, frisou Arbex.
A campanha de Boas Práticas Agrícolas da CropLife Brasil, associação que representa a indústria de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, chega à Rio Verde. Lançada em janeiro, a campanha participa da rota das grandes feiras agrícolas por meio de divulgações, palestras e entrevistas sobre os seis temas da iniciativa.
No Centro-Oeste, da área de sustentabilidade e boas práticas, Claudia Quaglierini, palestra sobre o tema para produtores, estudantes e profissionais do agro nesta quarta-feira (9), nos estandes da FMC.
“O nosso objetivo é conscientizar produtores, estudantes, profissionais do agro, consumidores e outros atores da cadeia produtiva sobre a importância do uso responsável das tecnologias no campo. Queremos estabelecer uma iniciativa permanente para fortalecer a relação entre a produção sustentável de alimentos e os desafios globais de sustentabilidade que impactam o agronegócio, além de capacitar o setor com ferramentas e informações sobre as Boas Práticas Agrícolas, essenciais para geração de impactos positivos na agricultura e no planeta,” explica.
O Banco do Brasil espera acolher R$ 2 bilhões em propostas durante a feira. O montante reflete o otimismo do BB com o setor e o compromisso da instituição em apoiar pequenos, médios e grandes produtores.
Ao longo das últimas semanas, o Banco promoveu 100 encontros pre feira com clientes, nos quais foram apresentadas e antecipadas as condições negociais que o Banco levará para a mostra deste ano.