Tendência

Rede ILPF realiza nesta quinta (27) Dia de Campo na Fazenda Santa Brígida

Localizada no município de Ipameri [GO], propriedade é referência e exemplo de sucesso na implantação do Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)

O mais conceituado encontro do agronegócio brasileiro destinado ao Sistema de Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) já tem data marcada para este ano. A edição 2025 do Dia de Campo da Fazenda Santa Brígida, localizada no município de Ipameri – sudeste de Goiás -, acontece nesta quinta-feira (27).

Dedicado a produtores rurais, estudantes, técnicos, e demais agentes do agro interessados no tema, o evento, exclusivamente para convidados, tem expectativa de público de aproximadamente 300 pessoas. O Dia de Campo conta com apoio da Universidade Estadual de Goiás e da Prefeitura de Ipameri.

Considerada pela Associação Rede ILPF propriedade modelo no Sistema ILPF, a Fazenda Santa Brígida é uma unidade de referência da Embrapa há 17 anos. Em quatro mil hectares, produz de maneira integrada grãos [soja, milho, sorgo e girassol], bovinocultura de corte e floresta plantada de eucaliptos para obtenção de madeira. Sua proprietária, Marize Porto, assumiu a operação em 2006 em uma realidade bem diferente, marcada por pastagens degradadas e uma atividade pecuária de baixa produtividade.

Em pouco mais de quinze anos, a mudança foi total, com ganhos de rendimento na bovinocultura, por exemplo, onde a produção de carne saltou de 75 quilos por hectare para 942 kg/ha em 2023. Em grãos, a produtividades média da soja aumentou de 2,7 toneladas por hectare para cerca de 4,4 t/ha e no caso do milho subiu de 5,4 toneladas por hectare para 11 t/ha no mesmo intervalo.

“A integração lavoura-pecuária-floresta significa a emancipação do produtor. De que forma? Porque tem uma renda de curto prazo, que são as lavouras de cereais. Tem o gado no médio prazo e o componente florestal no longo prazo”, ressalta o presidente-executivo da Rede ILPF, Francisco Matturro.

:: Sobre a ILPF

A ILPF é uma estratégia de produção que combina diferentes sistemas produtivos: agrícolas, pecuários e florestais em uma mesma área, seja em consórcio, sucessão ou em rotação de culturas, gerando benefícios para todas as atividades.  

A prática intensifica de modo sustentável o uso da terra, protege e fertiliza o solo, promove a economia de insumos e consequente redução de custos, e simultaneamente eleva a produtividade em uma mesma área, diversificando produção e fontes de receita. Ao mesmo tempo, o Sistema é ambientalmente correto, com baixa emissão de gases de efeito estufa e permite o sequestro de carbono.

Culturas agrícolas como grãos [soja e milho] e produção de fibras [algodão] podem ser utilizadas na ILPF. A modalidade pecuária contempla, sobretudo a bovinocultura de corte ou leite e a parte florestal envolve a silvicultura, com destaque, por exemplo, para o plantio de eucaliptos. Diferentemente do senso comum, a ILPF pode ser adaptada para pequenas, médias e grandes propriedades, em todos os biomas brasileiros.

:: Rede ILPF

A Associação Rede ILPF é uma parceria público-privada formada pela Embrapa, a cooperativa Cocamar e as empresas Bradesco, John Deere, Minerva Foods, Soesp, Suzano, Syngenta e Timac Agro e tem como objetivo intensificar a sustentabilidade da agropecuária brasileira, por meio da adoção das tecnologias de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

:: Serviço

Dia de Campo da Fazenda Santa Brígida

Data: 27 de março [quinta-feira]

Endereço: Rodovia Municipal Mata do Calixto, KM 10, Zona Rural – Ipameri (GO)

Programação completa em: https://bit.ly/4iTDDrZ 

Botão Voltar ao topo