Renato Simplício deixa legado importante na cadeia do agro
Faleceu, neste domingo (9/2), Renato Simplicio Lopes, ex-secretário da Agricultura do Distrito Federal e ex-presidente da extinta Embrater (Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural) em duas oportunidades. Figura importante no desenvolvimento do agronegócio do DF e, por extensão, em todo o País.
Renato também foi responsável pela criação da Federação de Agricultura e Pecuária (FAPE/SENAR). Esteve lado a lado com Alysson Paulinelli, detentor de amplo histórico na atividade agropecuária, abrangendo áreas da pesquisa agronômica e gestor na condição de Ministro da Agricultura. É outro que também já se foi.
Como presidente da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Renato Simplício Lopes informava que a carne de frango era a mais consumida no Brasil, com média de 43 quilos por habitante. “Um diferencial da carne de frango frente às outras é que, em momentos de crise, com redução do poder aquisitivo do consumidor, ela torna-se opção viável para as classes econômicas C, D e E”, afirmava. Helvécio Magalhães, um goiano da gema, acompanhou Lopes como diretor.
Ele sofria de Parkinson e faleceu em decorrência da doença, aos 92 anos.
“Antes da FAPE, tínhamos apenas o sindicato rural, então, o Renato criou outros sindicatos por produtos, de hortigranjeiros, suinocultura, agricultura, gado de leite. É uma pessoa muito importante para o agronegócio do Distrito Federal”, diz Dilson Resende de Almeida, 62, administrador de Ceilândia e ex-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/DF).
Em Goiânia, Carlos César Queiroz, detentor de amplo currículo na extensão rural brasileira, lamentou a morte de Renato Simplício Lopes, mas enalteceu o seu legado que “contribuiu para o desenvolvimento agropecuário, tornando o Brasil um dos principais produtores de alimentos do mundo”.
O velório de Renato Simplicio Lopes ocorreu no cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. E o sepultamento às 16h.