Tendência

Saindo do Forno

12/02/2025/Quarta

EMBARQUES DE OVOS CRESCEM 22,1% EM JANEIRO

            As exportações brasileiras de ovos (in natura e processados) totalizaram 2.357 toneladas em janeiro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 22,1% o total exportado no mesmo período do ano passado, com 1.931 toneladas.  A receita das exportações de janeiro totalizou US$ 4,186 milhões, saldo 22,8% maior em relação ao obtido em janeiro do ano passado, com US$ 3,408 milhões. Os Emirados Árabes Unidos foram destinos de 783 toneladas (-22%), seguido por Serra Leoa, com 352 toneladas (+583%), Estados Unidos, com 220 toneladas (+33%), Japão, com 205 toneladas (+28%), e México, recentemente aberto para o setor, com 172 toneladas.

Abertura da Colheita do Arroz: ferramentas para produtor se manter na atividade

A comissão organizadora da 35ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas apresentou detalhes sobre o evento que será realizado entre os dias 18 e 20 de fevereiro, em Capão do Leão (RS). O chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Waldyr Stumpf Junior destacou a dimensão importante e significativa do evento. Também falou sobre os seis painéis que formam a programação da Embrapa durante a Abertura da Colheita. Foi construída uma agenda relacionada a soluções tecnológicas de projeções acerca do arroz, soja e cadeia forrageira. Serão seis painéis focando no solo no primeiro dia. Já no segundo dia será trabalhada a cadeia forrageira, e no terceiro dia será apresentado o portfólio da Embrapa quanto ao arroz.

Ovinos adaptados ao semiárido são classificados como raça

Depois de 15 anos, o Mapa autorizou o registro de nova raça de ovinos. Criados no Nordeste, os animais que antes eram um ecotipo, ou seja, variante genética de uma espécie adaptada a uma determinada região geográfica, agora são oficialmente ovinos Soinga. Conforme relatório gerado para o processo de homologação da raça, publicado no DOU em janeiro, ao todo, são 40 criadores no Rio Grande do Norte que gerenciam um rebanho de mais de quatro mil cabeças entre machos e fêmeas, jovens e adultos. A região do Estado que registra o número mais expressivo de criadores e de ovinos Soinga é a Oeste. A superintendente de Registro Genealógico da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos, Magali Moura, relata que a raça está difundida, também, pela Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.

Queda de chumbinhos no café reforça importância do manejo frente à seca

As lavouras de café do Brasil estão atravessando período de ajustes naturais. A fase de “queda de chumbinhos”, comum no ciclo produtivo, tem se mostrado mais intensa neste ano devido à seca prolongada e às altas temperaturas registradas em 2024. Embora o fenômeno faça parte do desenvolvimento natural do café, as condições climáticas têm exigido maior atenção dos produtores para minimizar perdas e preparar as plantas para os próximos ciclos. A queda de chumbinhos ocorre entre 80 e 100 dias após a florada, geralmente entre dezembro e fevereiro, como forma de autorregulação da planta, eliminando frutos que não conseguem ser sustentados. No entanto, fatores como desfolha e estresse hídrico intensificaram o processo neste ano.

Porto pioneiro na adoção de plataforma que amplia a segurança das operações

A Autoridade Portuária de Santos participou, ontem, do lançamento de um novo aplicativo para reforçar a segurança dos portos brasileiros. O complexo santista será pioneiro da implantação da tecnologia, apresentada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários em evento no Parque Tecnológico da cidade. A nova plataforma, batizada de OiBR substituirá o atual aplicativo Oi-Cepai, centralizando e modernizando o registro de ocorrências de segurança e proteção nos portos. O sistema compila informações e consolida dados para orientar a tomada de decisões estratégicas tanto nas ações de segurança operacional quanto nas de proteção portuária. 

Fazenda Figueira e Estação Experimental  celebram 25 anos de pesquisa

A Fazenda Figueira e a Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz comemoraram ontem, 11, 25 anos dedicados à produção e pesquisa na pecuária de corte. Localizada em Londrina (PR), a fazenda foi doada à Fealq pelo esalqueano Alexandre Von Pritzelwitz com o propósito de dar continuidade ao seu trabalho de vida. Os 25 anos coincidem com o centenário de nascimento do doador da fazenda, Alexandre Von Pritzelwitz, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP. Desde 2000 são conduzidos na Fazenda Figueira trabalhos de produção e pesquisa, que somam mais de 80 projetos desenvolvidos em parceria com empresas e instituições de ensino nacionais e estrangeiras. Administrada para ser financeiramente auto sustentável, a fazenda abriga a Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, que tem como foco validar pesquisas que aumentem a produtividade e a rentabilidade da pecuária de corte em bases sustentáveis.

Botão Voltar ao topo