Tendência

Saindo do Forno

11/04/2025 – sexta

Criadores de Holandês já podem se inscrever para Fenasul Expoleite

Após um hiato devido às enchentes de maio de 2024, a Fenasul Expoleite retoma sua programação e já está com inscrições abertas. Os criadores de gado Holandês têm até 30 de abril para confirmarem a participação na exposição Morfológica e no Concurso Leiteiro.  Esta será a 18ª edição da Fenasul e 45ª da Expoleite em Esteio (RS). A expectativa da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) é atingir 100 animais inscritos, e de 20 expositores. O presidente da Gadolando, Marcos Tang, destaca que a Expoleite é tão tradicional quanto a própria Expointer, diferenciando seu número de edições apenas por conta de intempéries e que a exposição está enraizada no setor leiteiro.   Fenasul Expoleite será realizada entre os dias 14 e 18 de maio e é uma promoção da Gadolando e da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação.

OAB-MT lança obra coletiva sobre reestruturação do produtor rural

            A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, promove no próximo dia 23, às 18h, o lançamento do livro Aspectos Teóricos e Práticos da Reestruturação do Produtor Rural. O evento será realizado no auditório da OAB-MT, em Cuiabá. A publicação é uma obra institucional coletiva que aborda os desafios e estratégias jurídicas relacionadas à insolvência do produtor, tema de crescente relevância no contexto jurídico e econômico do Estado. A presidente da Comissão e também coordenadora da obra, Aline Barini Nespoli, ressalta que o livro é fruto do empenho coletivo da advocacia mato-grossense, voltada ao constante estudo das questões que envolvem o setor rural. Segundo ela, a obra contribui para a compreensão dos conflitos que envolvem a reestruturação do produtor.

Entregas de fertilizantes têm leve queda em 2024

As entregas de fertilizantes entre janeiro e dezembro de 2024, realizadas ao mercado brasileiro, registraram 45,61 milhões de toneladas, indicando redução de 0,5% em relação aos 45,82 milhões de toneladas do mesmo período de 2023. As informações foram consolidadas pela ANDA, que aponta menor safra como fator determinante para essa configuração no setor agrícola. Em dezembro de 2024, houve alta de 0,1% em relação ao mesmo mês de 2023. Registrou-se a diferença de 200 mil toneladas, mantendo o período na faixa dos 3,60 milhões de toneladas. Líder nas entregas ao mercado, o Estado de Mato Grosso continuou concentrando o maior volume em 2024 (21,4%), com 9,77 milhões de toneladas. Em seguida, posicionaram-se o Rio Grande do Sul (5,12 milhões), Paraná (5,11 milhões), São Paulo (4,87 milhões), Minas Gerais (4,57 milhões), Goiás (4,30 milhões) e Bahia (3,03 milhões).

Aumento de temperatura intensifica alerta climático

Março registrou as temperaturas mais altas de todos os tempos no planeta. Foi o segundo mês mais quente em âmbito global, com a temperatura se situando, pelo 20º mês entre os últimos 21, acima de 1,5ºC – patamar superior ao limite estabelecido pelo Acordo de Paris para conter os piores impactos das mudanças globais, segundo dados da Copernicu. Em março, a temperatura média da superfície do ar foi de 14,06°C — 0,65°C acima da média entre 1991 e 2020 e 1,60°C mais alta que os níveis pré-industriais. Na Europa, a temperatura média se situou 2,41°C acima do patamar normal climatológico. O calor foi especialmente intenso no leste europeu e no sudoeste da Rússia. O calor acima da média também atingiu os Estados Unidos, o México, partes da Ásia e a Austrália. Áreas do Ártico, como o arquipélago canadense e a Baía de Baffin, também registraram temperaturas anormalmente altas.

Comunicado Orplana sobre processo de revisão da Consecana

A Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil vem a público esclarecer informações relevantes sobre o processo de revisão do modelo Consecana-SP, diante de comunicações recentes e declarações feitas por fontes não autorizadas a falar em seu nome. A ORPLANA representa 35 associações e mais de 12 mil produtores de cana-de-açúcar em todo o país. A entidade integra o Consecana-SP, ao lado da UNICA, e confia plenamente na capacidade do Conselho em mediar, de forma justa, ética e sustentável, as negociações entre indústria e produtores.  A Consecana-SP contratou a FGV para um estudo técnico robusto com o objetivo de subsidiar a revisão do modelo. Diversas reuniões foram realizadas, inclusive onde as duas entidades solicitaram esclarecimentos.

Botão Voltar ao topo