Tendência

Saindo do Forno

15/04/2025/Terça

Alvoar Lácteos Integra Plataforma ELOS para Promover Sustentabilidade e Inclusão
 

A Alvoar Lácteos é uma das integrantes da Plataforma ELOS, lançada em abril em São Paulo. A iniciativa da International Finance Corporation, em parceria com o governo do Japão e o Facility for Investment Climate Advisory Services, visa promover boas práticas em diversidade e inclusão. A Plataforma ELOS reúne empresas comprometidas com equidade, liderança e sustentabilidade, especialmente nos setores de agricultura e florestas, em um ambiente de aprendizado para enfrentar desafios sociais e climáticos. Neste primeiro momento, a IFC firmou parcerias com a Indústria Brasileira de Árvores, a Rede Mulher Florestal e a Associação Brasileira do Agronegócio para oferecer um laboratório de aprendizagem online sobre temas como soluções inovadoras para mitigação, cadeias de suprimentos resilientes e financiamento inclusivo.

TCP celebrou 27 anos de operação com Terminal em destaque 

Em 13 de abril de 2025, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, celebra seus 27 anos de operações com um histórico de conquistas que reforça sua importância estratégica para o comércio exterior brasileiro. Às vésperas do aniversário, em março, o Terminal teve o melhor desempenho mensal de 2025, superando quatro recordes operacionais, com destaque para a movimentação de contêineres refrigerados 38% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado (13.890 TEUs), além de uma movimentação total de 401.131 TEUs no trimestre, alta de 7%. Com investimentos em tecnologia, serviços, sustentabilidade e pessoas, a TCP tem pavimentado o caminho para ampliar seu protagonismo como um hub portuário global.

Startup utiliza IA para facilitar gestão de caprinos e ovinos

Criada na cidade de Petrolina (PE), em 2024, a startup CabraTech está revolucionando o mercado da caprinovinocultura. A empresa desenvolveu um app de gestão de rebanhos de caprinos e ovinos, com o uso da inteligência artificial para aferir o peso vivo dos animais de forma prática e precisa, sem a necessidade de equipamentos tradicionais de pesagem. Desta forma, os criadores têm uma ferramenta acessível e moderna para tomar decisões mais assertivas, reduzindo perdas e aumentando a eficiência do negócio. Atualmente, a solução atende 116 criadores, mas a meta é expandir para três mil, em 12 municípios, até o final do ano.

Brasil lidera número de fusões e aquisições trimestre na América Latina

Aon plc (NYSE: AON), líder global em serviços profissionais, divulgou o mais recente relatório sobre as atividades do mercado de fusões e aquisições (M&A, na sigla em inglês) na América Latina. Realizado em colaboração com a TTR Data e a Datasite, o estudo destaca o Brasil como líder na região no primeiro trimestre de 2025, com 399 transações e US$ 6,864 bilhões de capital mobilizado – queda de 3% e 24%, respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2024). Já o mercado transacional latino-americano registrou um total de 630 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2025, entre anunciadas e concluídas, com um valor agregado de US$ 11,641 bilhões (queda de 11% e 27%, respectivamente, em comparação com o primeiro trimestre do ano passado).

Como o crowdfunding de investimentos pode facilitar o acesso ao capital
 

O agronegócio brasileiro segue se consolidando como uma potência global e deve representar 22% do PIB nacional em 2024, segundo cálculos do Cepea, da Esalq/USP, em parceria com a CNA. E esse número tem potencial para crescer ainda mais com o apoio de crowdfundings de investimentos voltados para projetos agropecuários, que são mais ágeis e menos burocráticos do que os financiamentos tradicionais. Quem quer empreender no campo, normalmente, enfrenta uma série de desafios no acesso ao crédito. Os financiamentos convencionais para projetos produtivos no agro exigem inúmeros documentos, impõem restrições sobre como os recursos podem ser usados e, em muitos casos, limitam até mesmo a quem o produtor pode vender sua produção. Isso acaba reduzindo significativamente a autonomia do empresário rural.

Abertas as inscrições para do curso Marketing Estratégico para o Agronegócio

Estão abertas as inscrições para a segunda edição do curso Marketing Estratégico para o Agronegócio, um programa de formação oferecido pela Escola Superior de Propaganda e Marketing em parceria com a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA). As matrículas poderão ser realizadas até o dia 23 de abril. As aulas online, aplicadas em tempo real, serão realizadas do dia 24 de abril a 26 de junho, às quintas-feiras, das 19h30 às 22h30. Ao todo são 24 horas de conteúdos ministrados por renomados professores da ESPM e pesquisadores experientes do Agro, como os professores Jorge Fernando Dietrich, Luciana Florêncio de Almeida e Paulo Rovai. O curso abrange tópicos essenciais para entendimento completo sobre a estruturação do marketing no setor, abordando temas como tendências, inteligência de mercado, inovação e tecnologia no Agro, estratégias de comunicação e comportamento de consumidores.

Botão Voltar ao topo