Tendência

Saindo do forno

22/04/2025/Terça

Estado impulsiona sustentabilidade no campo com energia solar

 É com a força do sol que muitas propriedades catarinenses garantem mais autonomia e sustentabilidade, por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica. Em 2023 e 2024, a Secretaria Agricultura e Pecuária apoiou 7.984 contratos de agricultores nos programas Financia Agro SC e Pronampe Agro SC, para a instalação de placas solares, totalizando mais de R$ 10,6 milhões. O sistema fotovoltaico aproveita um recurso natural abundante – a energia solar – e a converte em eletricidade por meio de placas fotovoltaicas. Essas placas captam a radiação solar e a transformam em corrente elétrica, que é então direcionada para alimentar equipamentos e demais necessidades da propriedade. É uma tecnologia sustentável, com baixo impacto ambiental, reduzindo a dependência de fontes convencionais de energia.

Pecuária segura: enfrentando a resistência antimicrobiana com manejo e inovação

            A resistência aos antimicrobianos é hoje uma das maiores ameaças à saúde animal com impactos diretos à produtividade e a sustentabilidade da pecuária. Um estudo publicado em 2024 no periódico científico The Lancet estima que mais de 39 milhões de pessoas no mundo poderão morrer entre 2025 e 2050 devido à condição. O Banco Mundial projeta ainda um custo global de até US$ 3,4 trilhões até 2030 em decorrência da RAM. Na pecuária, onde o bem-estar animal e a segurança alimentar caminham juntos, o uso inadequado de antibióticos — sem prescrição veterinária ou com finalidades que não sejam o tratamento de doenças — representa um risco real para toda a cadeia produtiva. Além de dificultar o tratamento eficaz, pode provocar perdas econômicas e comprometer a confiança do consumidor.

Adeste patrocina curso técnico sobre produtos cárneos cozidos do ITAL

A Adeste será uma das patrocinadoras do curso técnico “Elaboração de Salsichas, Mortadelas e Linguiças Cozidas” do ITAL. A parceria visa reforçar o compromisso da companhia com a qualificação profissional e o avanço das boas práticas no setor de alimentos. O curso se destina a profissionais da indústria alimentícia, tais como engenheiros de alimentos, tecnólogos e empreendedores. A iniciativa tem o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o processo de fabricação e a qualidade de produtos cárneos, capacitando profissionais da área para atender às crescentes demandas do mercado. O curso, que tem carga horária de 27 horas, está previsto para acontecer entre os dias 4 e 6 de junho, das 8h30 às 17h30.

AgBiotech usa biodiversidade da Amazônia e Fernando de Noronha

O agronegócio brasileiro vive um momento de transformação, impulsionado pela chamada “Revolução dos Biológicos”. A crescente demanda por práticas mais sustentáveis tem levado agricultores a adotarem soluções biológicas que reduzem impactos ambientais, reduzen custos e impulsionam a produtividade. Diante desse cenário, o Brasil se destaca não apenas como o maior consumidor de bioinsumos, mas também como um dos líderes no desenvolvimento dessas tecnologias. Com a maior biodiversidade do planeta, o país dispõe de uma enorme variedade de microrganismos, fundamentais para a criação de soluções inovadoras e altamente eficientes para diferentes culturas, contribuindo para a constante evolução do setor. Nesse contexto, a Apoena Biotech se consolida como referência no desenvolvimento de soluções biotecnológicas, aproveitando a biodiversidade única da Amazônia e de Fernando de Noronha para desenvolver bioinsumos que equilibram eficiência produtiva e redução de impactos ambientais. Seu sólido trabalho de bioprospecção se destaca a empresa no setor de bioinsumos e permitiu à Apoena construir um banco exclusivo com mais de 800 estirpes de microrganismos coletadas, ampliando as possibilidades para novas aplicações no campo e fortalecendo a adoção de biotecnologias na agricultura.

Vaxxinova: soluções ao Agriness Next e se conecta ao futuro da produção animal  

Nos dias 8 e 9 de maio, em Balneário Camboriú (SC), acontecerá o Agriness Next 2025, encontro que reúne os principais nomes da cadeia da proteína animal para discutir tecnologia, inovação e gestão com foco em produtividade. Com o tema central “Inteligência artificial e humana para maior eficiência produtiva”, o evento propõe uma imersão em ferramentas e estratégias que estão moldando o futuro da produção no campo. A Vaxxinova, por meio de sua unidade de suínos participará do evento, compartilhando sua expertise em saúde animal personalizada. A empresa tem sua atuação no mercado de vacinas autógenas, desenvolvidas a partir de isolados específicos de cada granja, o que garante mais precisão no controle sanitário e contribui diretamente para o bem-estar animal e a sustentabilidade da produção.

Londrina recebe Simpósio de Pecuária de Corte Intensiva nos dias 24 e 25

Os principais nomes da pecuária de corte do Brasil estarão reunidos dias 24 e 25 de abril, em Londrina-PR, para o Simpósio de Pecuária de Corte Intensiva, promovido pela Fazenda Figueira e a Estação Experimental Agrozootécnica Hildegard Georgina Von Pritzelwitz, em parceria com a Fealq. Temas como mercado, gestão de propriedades, manejo de pastagens, nutrição animal, reprodução e melhoramento genético serão abordados no evento, que contará com ciclo de palestras e mesa-redonda realizadas no Centro de Eventos Aurora Shopping (24/04), e dia de campo com visitação à Fazenda Figueira (25/04). O simpósio marca as comemorações de 25 anos da Fazenda Figueira e da Estação Experimental, que coincidem com o centenário de nascimento do doador da Fazenda à Fealq, o engenheiro agrônomo Alexandre Von Pritzelwitz, que tinha como propósito dar continuidade ao seu trabalho de vida.

Botão Voltar ao topo