SAINDO DO FORNO
02/05/2025/Sexta
Indústria de máquinas cresce 15,2% no 1º trimestre de 2025 rti
A indústria brasileira de máquinas e equipamentos registrou faturamento de R$ 67,5 bilhões entre janeiro e março deste ano, um crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos realizada na 30ª edição da Agrishow. Segundo a ABIMAQ, o setor projeta encerrar 2025 com uma expansão de 8,2% no volume de vendas em comparação ao ano anterior. No segmento de máquinas e equipamentos agrícolas, o crescimento foi de 13% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2024. Durante a Agrishow, também foi lançado o e-book Exploradores do Agro, voltado para o público infantil. A publicação, gratuita, utiliza quadrinhos e passatempos para explicar a importância do agronegócio além da produção de alimentos, abordando temas como sustentabilidade, proteção à natureza e energias renováveis. O material está disponível para download e pode ser usado em casa ou na escola.
Cargill investe R$ 1,7 bilhão no Brasil e reafirma seu compromisso com o País
A Cargill, uma das maiores empresas do mundo fornecedoras de alimentos, apresenta os resultados do ano calendário de 2024 com uma receita operacional líquida de R$ 109,2 bilhões e investimentos que somam R$ 1,7 bilhão. Ao longo dos últimos cinco anos, a companhia alcançou a marca de R$ 8,1 bilhões em recursos financeiros empregados em sua operação no País, que conta com 29 fábricas, 75 armazéns, sete terminais portuários, dois centros de inovação, um centro de serviços compartilhados, cinco centros de distribuição, 14 escritórios comerciais e quatro escritórios corporativos.
O volume total originado, processado e comercializado pela Cargill em 2024 atingiu a marca de 45 milhões de toneladas, o que reforça a importância do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e um país estratégico para a empresa, cuja atuação é marcada por conectar aqueles que cultivam e produzem alimentos com quem comercializa e consome em todo o mundo.
Bauer do Brasil lidera nova fase global da empresa austríaca
A Bauer do Brasil lançou oficialmente, durante a Agrishow 2025, a campanha global de marketing “Em qualquer fazenda, em qualquer lugar do mundo”, a primeira ação internacional integrada do Grupo Bauer, presente em mais de 100 países. A partir deste ano, o Brasil passa a ser a base oficial da estratégia global de marketing do grupo austríaco. Toda a coordenação será conduzida a partir da unidade brasileira, consolidando o protagonismo do país na comunicação e no posicionamento internacional da marca. A decisão reflete os resultados expressivos conquistados no mercado latino-americano, sob a liderança compartilhada de Luiz Alberto Roque e Rodrigo Parada. A partir de uma atuação estratégica e integrada, a dupla foi responsável por impulsionar o faturamento da unidade brasileira de R$ 150 milhões, em 2021, para mais de R$ 600 milhões em 2024. Em reconhecimento a essa trajetória, Parada assumiu, em fevereiro de 2025, a posição de diretor global de marketing, passando a liderar todas as ações de comunicação do Grupo Bauer no mundo. Com foco no aumento da produtividade e no uso inteligente dos recursos naturais, a campanha reafirma o compromisso da Bauer em apoiar produtores de todos os portes e regiões. A empresa disponibiliza equipamentos eficientes, sustentáveis e adaptáveis às diferentes realidades agrícolas, consolidando sua atuação com uma oferta integrada e estratégica.
IlP e genética premiada encerram a Gira Técnica do Mundial Braford
O último dia da Gira Técnica do 9º Congresso Mundial Braford aconteceu ontem na Fazenda Santa Tereza, em Arambaré (RS). O encontro marcou o encerramento de uma jornada que percorreu diferentes realidades produtivas do Rio Grande do Sul, oferecendo aos participantes uma imersão completa na pecuária Braford do país. Com quase 100 anos de história, a Santa Tereza é um exemplo de integração entre lavoura e pecuária, unindo tradição e tecnologia em um sistema produtivo estabelecido em terras baixas às margens da Lagoa dos Patos. Durante a visita técnica, os participantes acompanharam as diferentes categorias do plantel, desde os terneiros e terneiras da geração 2024 até novilhas prenhes e touros que serão comercializados este ano. A apresentação contemplou também lotes de vacas matrizes, destacando critérios como produtividade, adaptação e resposta às exigências do mercado. O presidente da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), Eduardo Soares, destacou o sucesso das etapas da Gira Técnica.