Saindo do Forno

27/05/2025/Terça
Brasil recebe certificação de território livre de febre aftosa sem vacinação
O Brasil celebra um marco importante na saúde animal e na competitividade do seu agronegócio: a certificação oficial de território livre de febre aftosa sem vacinação, concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal. Este reconhecimento, que será oficializado na 92ª Assembleia Geral da OMSA, em Paris, nos dias 28 e 29, destacam a trajetória de sucesso do país desde 1998, quando recebeu suas primeiras certificações de área livre da doença. A cobertura ao vivo dessa ocasião histórica será realizada pelo Canal Rural. A emissora trará boletins e reportagens especiais em seus telejornais, como o Mercado e Companhia, apresentado por Priscila Paiva a partir das 12h30min, e Rural Notícias, capitaneado por Antônio Pétrin, a partir das 18h45. A cobertura atingirá um público potencial de 43 milhões.
Lançamento do Anuário da Cachaça 2025
O Instituto Brasileiro da Cachaça convida para o lançamento do Anuário da Cachaça 2025, elaborado pelo Ministério da Agricultura. O evento conta com o apoio do Instituto Brasileiro da Cachaça, do Instituto Brasileiro de Integração, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, da Associação Nacional dos Produtores e Integrantes da Cadeia Produtiva e de Valor da Cachaça de Alambique, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil. O Anuário da Cachaça é o principal levantamento oficial de dados do setor e será apresentado pelo MAPA. O evento contará com a presença do Secretário-Executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Rezende de Lacerda. A cerimônia de lançamento será realizada nesta quarta-feira, às 18h30, como parte da programação do Festival da Cachaça 2025.
GreenLight Biosciences reforça compromisso de longo prazo com o agro
A GreenLight Biosciences reforçou o compromisso com o Brasil em seu primeiro evento, o “Conexões que transformam: RNAi e o futuro da agricultura”, que reuniu em Cuiabá (MT) 60 pesquisadores, consultores, revendedores, distribuidores e produtores, além de representantes de instituições públicas e fundações de apoio à ciência. Doutor em biomedicina e engenharia química pelo Massachusetts Institute of Technology, Zarur fundou a GreenLight Biosciences em 2008. Ele destacou que a capacidade de proteger lavouras brasileiras de forma sustentável é fundamental para preservar o equilíbrio do planeta. “Estamos comprometidos em trazer ao Brasil tecnologias que atendam diretamente às necessidades dos agricultores. Estamos continuamente desenvolvendo soluções para o controle de pragas e temos um compromisso de longo prazo com o Brasil”.
MyCarbon e SLC Agrícola impulsiona agricultura regenerativa no Cerrado
A MyCarbon e a SLC Agrícola anunciam parceria para o desenvolvimento de projeto pioneiro em agricultura regenerativa no Brasil, em um movimento inédito e estratégico para o setor agroambiental. O projeto BRA-3C será implementado no Cerrado e se iniciará na região do Matopiba – que abrange o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – e tem como objetivo a geração de créditos de carbono por meio da implementação de práticas agrícolas regenerativas, que além de agregarem impactos ambientais positivos, contribuem para o ganho de produtividade, incremento de renda aos produtores e acesso a mercados em todo mundo. O projeto tem duração de 40 anos, sendo os primeiros 20 anos de geração de crédito de carbono e os outros 20 o período de monitoramento, a iniciativa aplicará metodologias rigorosas para avaliação do estoque de carbono no solo, com reavaliações periódicas e uso de imagens de satélite, garantindo transparência e confiabilidade na geração dos créditos. Todos os dados serão disponibilizados em plataformas digitais auditáveis.
Grano Alimentos realiza parceria com mais de 100 agricultores familiares
A agricultura familiar desempenha um papel fundamental na segurança alimentar e nutricional, sendo responsável pela produção de mais de 70% dos alimentos consumidos pela população, segundo dados do IBGE. No Brasil, essa prática é vital para a diversificação das culturas e para a sustentabilidade do sistema agrícola. Um exemplo notável disso é o trabalho desenvolvido pela Grano Alimentos, líder do mercado de vegetais congelados e que, hoje, atua de forma conjunta com mais de 100 agricultores familiares. Desde sua fundação, a Grano tem investido ativamente na agricultura familiar, oferecendo oportunidades para que pequenos produtores se tornem parte de sua cadeia de fornecimento. Essa relação não é apenas comercial, envolve suporte técnico gratuito oferecido pela empresa e contratos garantidos de compra dos vegetais, o que garante a segurança de uma renda estável para as famílias.
Inovação no setor de nutrição animal impulsiona crescimento da Supremax
A Supremax é uma marca que representa a tradição e a inovação no setor de nutrição animal. Sua história é entrelaçada com a trajetória de um grupo de empresários visionários, que iniciaram suas atividades no estado de Rondônia em 1984 e expandiram para Mato Grosso em 1990. O grupo consolidou-se no mercado com a criação da rede de lojas Casa da Lavoura, que agora atua com a marca Nossa Lavoura. Atualmente, a rede conta com mais de 40 unidades em Rondônia, Mato Grosso, Acre e Amazonas. Em 2009, a Supremax deu um passo importante com a inauguração de sua segunda unidade industrial, em Ariquemes, Rondônia, ampliando sua capacidade de produção e expandindo sua presença na região. Em 2022, inaugurou nova unidade fabril em Araguaína (TO). Atualmente, a Supremax atende Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Pará, Acre e Amazonas, cobrindo um território extenso e com grande potencial de crescimento.