Usinas investem em qualificação nas comunidades
Wandell Seixas
As usinas sucroenergéticas do Centro-Oeste CRV Industrial, localizadas em Carmo do Rio Verde (GO) e Capinópolis (MG), e a Rubi S.A., em Rubiataba e Uruaçu (GO), uniram esforços para promover o curso de qualificação profissional, destinado aos moradores dos municípios vizinhos. Desde o início do programa Capacitar, 91 profissionais já foram contratados após a conclusão do treinamento.
O Capacitar tem gerado impactos significativos na empregabilidade, com destaque para a contratação de 38 motoristas, 38 operadores de máquinas e 15 auxiliares de mecânica. Ao todo, 171 motoristas, 140 operadores de máquinas e 135 auxiliares de mecânica passaram pelas formações oferecidas pelo programa.
O programa começou na última semana a sua 7ª edição, que conta com aulas teóricas ao vivo, transmitidas virtualmente, e atividades práticas presenciais, conforme o cronograma do curso. Criado em 2021, o programa formou suas primeiras turmas durante a entressafra de 2022. A participação é aberta a pessoas maiores de 18 anos, com Ensino Fundamental completo, desde que atendam aos pré-requisitos específicos de cada curso.
De acordo com Marcilene Cristina, superintendente de RH da CRV Industrial, todos os cursos são ministrados por profissionais altamente qualificados, garantindo uma formação de excelência e aumentando as chances de empregabilidade dos participantes.
Além de beneficiar a comunidade externa, a iniciativa também oferece uma edição voltada para o público interno, denominada Capacitar Interno. Este programa visa capacitar os colaboradores da empresa para novas funções, com foco especial na formação de operadores de máquinas e motoristas. A iniciativa reforça o compromisso com o desenvolvimento profissional contínuo e amplia a versatilidade e eficiência da equipe.
Atualmente, o programa está capacitando um total de 167 colaboradores, enquanto 181 já foram classificados, somando 348 profissionais envolvidos no processo de qualificação.