Verdureira aposta em tecnologia para reduzir desperdício de alimentos
Primeira empresa de saladas prontas para consumo do Brasil utiliza desde hidroponia floating até embalagens com atmosfera modificada para reduzir o desperdício em toda a cadeia de produção
O Índice de Desperdício de Alimentos 2024, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mostra que o mundo desperdiça, anualmente, 1,05 bilhão de toneladas de alimentos. Um quinto é desperdiçado por famílias, restaurantes e demais serviços alimentares, enquanto 13% é perdido durante a produção agrícola e cadeia logística. Empenhada em mudar esse cenário, a Verdureira aposta em tecnologia em todos os seus processos para diminuir o desperdício de seus alimentos até a chegada às prateleiras.
A Verdureira implementou a hidroponia “floating” em suas fazendas, sendo a primeira agroindústria a aplicar a técnica em grande escala no Brasil. Além da hidroponia convencional, agora, suas hortaliças também são cultivadas em piscinas, com produção de 45,7 toneladas por mês. Além de otimizar recursos, a técnica também contribui para um agro mais sustentável, já que a forma de cultivo tem uma economia de água acima de 90% e ainda produz 12,5 vezes mais.
E o que isso tem a ver com redução de desperdício? “O próprio ‘floating’ contribui para isso, porque ao criar o ambiente ideal para a plantação, em termos de água, exposição à luz, nutrientes e proteção, o resultado são alimentos mais resistentes após a colheita”, explica Ari Rocha, sócio e CEO da Verdureira. “Outro fator é a localização da nossa fazenda, que é periurbana. Fica em São Roque, a menos de 60 km de São Paulo, diminuindo o tempo de logística dos alimentos e a emissão de carbono na cadeia produtiva”, completa.
Além das condições proporcionadas pelo floating, há ambiente protegido, evitando a perda por mudanças bruscas de clima como excesso de chuva e sol. A logística reduzida também é aliada no combate ao desperdício. A localização privilegiada da fazenda periurbana da Verdureira permite o abastecimento de grandes polos, como São Paulo e Campinas, e em até 24 horas, tudo que é colhido já está nas prateleiras dos supermercados. Isso é possível graças ao olhar cuidadoso na seleção manual e a partir de maquinários presentes para a higienização completa das hortaliças, já que mais do que plantar e vender, um dos grandes diferenciais da marca é entregar ao consumidor final tudo já pronto para consumo: folhas pré-selecionadas e completamente higienizadas.
As embalagens da Verdureira também contam com atmosfera modificada, tecnologia que permite que as hortaliças sejam preservadas por mais tempo, sem uso de conservantes. A técnica é utilizada para evitar a proliferação de micro-organismos e a oxidação das folhas para prolongar a vida de prateleira dos produtos. Dessa forma, as hortaliças também duram mais no supermercado e na casa do consumidor, proporcionando aproveitamento maior das folhosas.
A Verdureira ainda contribui com um programa social que alimenta, mensalmente, cerca de 2,1 milhão de pessoas. Só em 2023, o Mesa Brasil Sesc distribuiu 48,3 milhões de Kg de alimentos e itens de higiene pessoal, limpeza e vestuário. A fazenda da Verdureira doa o seu excedente de produção e os alimentos fora dos padrões de comercialização para saladas prontas gourmet, mas em ótimas condições de consumo.
“Não podemos fechar os olhos para a realidade do país e do mundo. Devemos traçar um novo caminho de produção alimentar e industrial sustentável. Escolhas podem e devem ser feitas para diminuir os impactos socioambientais”, afirma o CEO.
Sobre a Verdureira – Fundada há 29 anos, a Verdureira é a primeira empresa brasileira a entregar saladas gourmet prontas para consumo. Com uma fazenda periurbana localizada em São Roque (SP), a menos de 60 km da capital paulista, sua produção chega aos mercados em até 24 horas após a colheita, mantendo o frescor dos alimentos e diminuindo o desperdício.
Hoje, a Verdureira tem três linhas de produtos: Insalata Prima (folhas), Cucina Prima (legumes) e Ver O Verde (saladas), todos prontos para consumo, entregues em 300 estabelecimentos de São Paulo e Região Metropolitana. Em 2023, a empresa foi investida pela Baraúna Investimentos com um aporte de R$ 10,3 milhões e foi a primeira empresa a usar a hidroponia com a técnica floating em larga escala no Brasil. Saiba mais no site.