Tendência

Vira-lata é acolhido e recebe tratamento vip no Grupo de Proteção Animal

Texto e imagem: Wandell Seixas

“Poucas coisas na vida são melhores do que chegar em casa, após um dia cansativo, e ser recepcionado por esse lindão”. Esta é uma das múltiplas frases referentes a uma pessoa que trabalha, volta para a sua casa e depara com o seu cão. Mas na sede do Grupo de Proteção Animal (GPA), localizada no Setor Jaó em Goiânia, a história é um pouco diferente. Os funcionários é que querem voltar ao trabalho para reencontrar um cachorro que apareceu na porta da instituição às vésperas do último Natal.

Com o olhar triste e de abandono o cão foi acolhido. E que acolhida! Pensando no bem-estar, uma veterinária foi chamada, sem perda de tempo, para dar uma geral na saúde do animal e constatou sem demora que ele fora vítima doença provocada pelo carrapato. De imediato, a profissional sugeriu a aplicação de remédios, banho, inclusive, como o uso de xampu.

 Imagine todos esses cuidados, pouco comum na vida de um vira-lata na rua. Além do mais, passou a se alimentar de ração apropriada, água filtrada e até um local para dormir e dispor de coberta. Pela sua cor, ganhou o nome de Chocolate.

Hoje, retribuiu toda a atenção recebida com carinho. Todos do Grupo, como Efigênia, João Paulo, Allan, Jaires, Bruno Célio, inclusive o delegado Cláudio Antônio da Silva Domingos, dispensam cuidados a Chocolate, também chamado de inspetor, a quem a veterinária atribui cerca de cinco anos de idade. Efigênia não é chocolate, mas se “derrete” pelo Chocolate. E o coloca nos braços e mima de todo jeito. É uma cena até comovente.

 Segundo a literatura canina, trata-se de um animal de uma fidelidade ímpar e que também proporciona amor. Segundo Martin Buxbaum, consagrado escritor inglês, “um cão abana a cauda com o coração”.

Em Marabá (PA), Nagib Mutran, empresário local e de família bastante conhecida na região, ao morrer o seu cão de estimação permaneceu em sua sepultura por longo tempo.

 Há inúmeros filmes narrando a vida desses animais demonstrando comportamento afetivo, entre os quais sobressaíram Sempre ao seu lado e Beethoven, narrando histórias de fazer o telespectador chorar tamanha a emoção.

Patrulha Canina é um programa transmitido pela televisão que também chama a atenção das crianças. “Arrancar elas de frente à tevê não é fácil”, diz Juliana Brito a respeito de seus filhos que preferem deixar as necessidades básicas de lado por causa filme.

Botão Voltar ao topo